Coisa de Mãe

Paciência e higiene são segredos para enfrentar a primeira dentição

78 Comentários

Mônica Cruz defende a higiene bucal desde cedo como a principal arma contra cáries

Formada há 20 anos, Mônica Cruz é odontopediatra, com especialização na área de Saúde Pública e em Saúde da Família, além de aperfeiçoamento em Odontopediatria e Odontologia para Bebês. Nesta entrevista concedida ao blog Coisa de mãe, Mônica Cruz tira as principais dúvidas quanto à primeira dentição e à troca pelos dentes permanentes. Desfaz alguns mitos e orienta sobre como lidar com o bebê na fase do surgimento dos primeiros dentes que, em geral, causa bastante incômodo para as crianças e dá muito trabalho às mães.

Coisa de mãe – Quando surgem os primeiros dentes?
Mônica Cruz – Por volta dos seis meses, começam a nascer os primeiros dentinhos. Normalmente, a dentição de leite, que são vinte dentes, vai se completar por volta de dois anos e meio.

Coisa de mãe – Como a senhora mencionou, em geral, os dentes surgem a partir do sexto mês, mas é um fato que a dentição tem aparecido cada vez mais cedo ou isso sempre ocorreu?
Mônica Cruz – Na verdade, o surgimento dos dentes antes dos seis meses sempre ocorreu. A idade média é a partir do sexto mês, mas isso pode variar de acordo com cada criança. Tanto encontramos uma diferença para menos – em bebês com quatro meses, por exemplo -, quanto para mais. Eu já atendi uma criança que causava muita preocupação à mãe porque a menina já tinha um ano e três meses e não tinha nenhum dente. Então, essa diferença realmente acontece. Agora, é importante que a mãe não fique esperando que os dentes nasçam. No caso que exemplifiquei da menina, ela era saudável, não tinha nenhum problema. Agora, às vezes, esse atraso no nascimento dos dentes pode estar relacionado à alguma síndrome. Por isso, é necessário procurar a orientação de um profissional.

Coisa de mãe – Que síndrome, por exemplo?
Mônica Cruz – A Síndrome de Down traz um certo retardo no nascimento dos dentes, o hipotireoidismo ou o hipertireoidismo. Inclusive, o hipotireoidismo é detectado no teste do pezinho e pode trazer uma série de complicações. Então a doença precisa ser tratada desde cedo.

Coisa de mãe – Sendo assim, não deve haver uma preocupação por parte da mãe se os dentes dos bebês nascerem antes dos seis meses. O atraso no nascimento é que deve ser motivo de observação…
Mônica Cruz – Exato. Quando os bebês começam a apresentar dentição mais cedo, a preocupação deve estar em iniciar a limpeza da boca da criança também mais cedo. A partir do momento que o bebê tem dente, a placa bacteriana já pode se alojar ali, possibilitando, assim, o surgimento da cárie. O cuidado, então, deve ser este: se os dentes estiverem nascendo mais cedo, a preocupação quanto a prevenir a cárie também deve começar logo.

Coisa de mãe – Quando o bebê deve ser levado ao (à) dentista?
Mônica Cruz – A gente orienta que, a partir do nascimento do primeiro dentinho, a mãe leve a criança a um odontopediatra para que seja feito um exame adequado. O odontopediatra tem condição de avaliar se os dentes estão bem formados… Em alguns casos, por exemplo, o dente já nasce com alguma alteração no esmalte. Então, há um risco maior de apresentar cárie… Devido a esses detalhes, o exame é importante, para que se possa atuar de forma preventiva.

Coisa de mãe – Com certeza, prevenir é muito mais fácil do que tratar, principalmente quando estamos nos referindo a crianças…
Mônica Cruz – Realmente é muito mais simples prevenir porque os procedimentos para um tratamento na criança, mesmo sendo simples, podem se tornar difíceis devido ao fato de a criança se assustar por se encontrar num ambiente estranho, com uma pessoa estranha… Então, a prevenção é essencial.

Coisa de mãe – Alguns pediatras rechaçam esse relatos, mas é fato que, na fase do surgimento dos dentes, as mães ficam um  pouco apreensivas porque as crianças apresentam febre, diarréia… Finalmente, há uma relação entre esses sintomas e o nascimento da primeira dentição?
Mônica Cruz – Cientificamente, não existe nenhum trabalho que tenha conseguido provar essa relação. Agora, é inegável que, na longa experiência de consultório, a gente ouve muito esses relatos. E quais são as explicações científicas? É uma época em que o bebê está perdendo a imunidade da mãe, passada pelo leite, e está adquirindo a sua própria imunidade. Então, ele fica mais vulnerável, o que coincide com o período de nascimento dos dentes. Não existe uma relação direta entre esses sintomas e a primeira dentição. Inclusive, a gente observa que, quando nascem os dentes permanentes, a criança normalmente passa bem. Entretanto, é importante que na fase do nascimento a limpeza seja muito bem feita porque, se o local não estiver devidamente higienizado, vai favorecer ao acúmulo de bactéria, incomodando a criança. A gengiva fica inflamada, causando a gengivite… Isso pode gerar um desconforto ainda maior na criança.

Coisa de mãe – É uma fase tumultuada, causa apreensão na mãe e muito desconforto nos bebês…
Mônica Cruz – É verdade. Agora, o que comprovadamente surge como conseqüência direta da erupção dos dentes? Salivação abundante, a criança sente a gengiva sensível, então ela tem necessidade de morder. Aqueles mordedores podem ser um alívio! A dica é colocá-los na geladeira para que fiquem frios e causem um efeito anestésico na boca do bebê. A própria mãe pode fazer uma massagem digital, com o dedo enrolado em uma gaze. Tudo isso pode dar um certo alívio.

Coisa de mãe – Existem também aquelas pomadas de lidocaína ou de benzocaína que são bastante usadas. Elas são realmente recomendadas?
Mônica Cruz – Deve haver cuidado com o uso desses produtos. Numa fase em que a criança estiver muito incomodada, eles podem ser utilizados, mas não deixam de ser medicações, são anestésicos. Então, ele deve ser usado numa quantidade pequena. O adequado é procurar fazer uma boa limpeza, por meio da massagem digital, e usar esse medicamento em último caso.

Coisa de mãe – Então, quanto à primeira dentição, o segredo é paciência. Porque, aparentemente, não há muito como evitar a irritabilidade, a falta de apetite, que é outro motivo de preocupação das mães…
Mônica Cruz – Eu diria que paciência e cuidado com a higiene.

Coisa de mãe – Chupetas e mamadeiras interferem na arcada dentária da criança de forma que realmente se deva evitar o seu uso ou isso é mito? Existe uma certa polêmica em torno das chupetas…
Mônica Cruz – Não. Isso realmente procede. A chupeta, mesmo as chupetas ortodônticas, provocam alteração. As ortodônticas, um pouco menos, mas ainda assim provocam. Agora vai depender muito da freqüência com que a criança faz uso da chupeta. Entretanto, devo ressaltar que existe mesmo uma controvérsia quanto à utilização da chupeta. Alguns psicólogos acham que a criança tem que usar a chupeta devido à fase oral, que está relacionada com a necessidade de sucção que, muitas vezes, não é satisfeita com a amamentação. Crianças que não mamam e dependem só da mamadeira podem ficar ainda menos satisfeitas no que diz respeito a essa necessidade, porque elas não precisam fazer esforço e, conseqüentemente, passam menos tempo no processo de sucção, usando menos os músculos da face. Muitas vezes, elas estão satisfeitas, do ponto de vista alimentar, mas ainda precisam sugar. Sendo assim, muitos psicólogos defendem que a criança precisa satisfazer essa necessidade com a chupeta. O problema é que algumas mães dão chupeta a toda hora. O bebê pode estar chorando por um motivo qualquer e a mãe dá a chupeta. É verdade que a criança se distrai e pára de chorar. Assim, ela vai ficando cada vez mais dependente. É importante que se tenha um uso racional da chupeta.

Coisa de mãe – A chupeta ainda é melhor do que o dedo?
Mônica Cruz – É bem melhor do que o dedo porque vai ser mais fácil de retirá-la. Ainda mais, o dedo está sempre a mão, literalmente, e causa uma maior alteração na arcada dentária do que a chupeta. Sob o aspecto ortodôntico, sempre que se notar que a criança tem essa necessidade de sucção mais acentuada e faz uso do dedo com freqüência, é melhor introduzir a chupeta. O ideal para nós, odontopediatras, é não dar a chupeta. Se a mãe nota que a necessidade de sucção é grande, pode dar de forma racional, sem o abuso. Outra coisa importante é que, se retirarmos a chupeta até os três anos de idade, toda a alteração que ela causou pode ser revertida. Agora, passando muito dessa idade, só se vai corrigir com os aparelhos ortodônticos.

Coisa de mãe – O que se pode fazer para evitar a cárie, nessa fase dos primeiros anos da criança, além da limpeza e de uma alimentação mais saudável?
Mônica Cruz
– O uso do flúor é importante. Ele não deixa de ser um medicamento, então devemos fazer um uso consciente dele. Como todo medicamento, há uma dose que será benéfica, mas há outra dose que vai fazer mal. Hoje em dia se fala muito em fluorose dental.

Coisa de mãe – O que é fluorose dental?
Mônica Cruz – Os dentes permanentes só vão começar a aparecer quando a criança estiver na faixa dos seis anos, mas eles já estão lá nas arcadas dentárias. A fluorose dental – que se apresenta na forma de umas manchinhas brancas, como umas estrias horizontais – acontece quando o flúor é usado indevidamente, numa quantidade muito grande, muito além do que deveria ser utilizado. Por exemplo, crianças que colocam pasta dental em todas as cerdas da escova, de um canto a outro, como mostram as propagandas de televisão, não sabem ainda cuspir, terminam ingerindo uma quantidade de flúor que não é recomendada e podem vir a desenvolver a fluorose dental. O aspecto estético da fluorose compromete a dentição. Isso não quer dizer que o flúor não deva ser utilizado. Muito pelo contrário. O que há de melhor para prevenir cárie é o flúor. Então, o flúor deve ser aplicado periodicamente, de seis em seis meses, nos consultórios. Mas a gente precisa lembrar também que todo creme dental tem flúor, atualmente. Em casa, quando você está escovando os dentes, você está fazendo aplicação de flúor. Embora a quantidade do flúor do creme dental seja pequena, é preciso que a criança não engula, que seja estimulada a cuspir o creme dental. No caso daquelas que não conseguem cuspir, a quantidade deve ser equivalente a um grãozinho de arroz, como recomendam vários trabalhos científicos. Essa é a orientação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

78 Comentários

  1. O modelo é “coisa de Madrinha”.

  2. Queria saber se meu filho que tem 2 anos e quatro meses pode usar pasta com flúor. Escovo os dentinhos dele com pasta sem flúor. Como ele come muito bombom, chocolates e pirulitos, fico preocupada. Será que já está na hora de levá-lo ao dentista?

    Renata Varjal

  3. Renata, sua dúvida é a de muitas mães.
    A resposta da dentista Mônica Cruz é a seguinte:

    “Muita gente, atualmente, tem medo de usar pasta com flúor por causa da fluorose dental. Entretanto, a fluorose aparece com muito menos freqüência do que a cárie. Então, nessa idade do filho de Renata, quando já devem ter aparecido os primeiros molares que surgem normalmente nas crianças com cerca de um ano e meio, deve-se usar o creme com flúor. Agora, é preciso observar a quantidade. A dica é que essa quantidade do creme dental seja equivalente a um grão de arroz porque a criança, nessa faixa etária, ainda não sabe cuspir e tende a engolir o creme. A fluorose dental só vai ocorrer se a ingestão for em grande quantidade. A gente sempre orienta também que a criança seja levada a um (uma) profissional para o exame dentário desde o surgimento do primeiro dentinho e, depois, faça uma acompanhamento periódico de seis em seis meses”.

  4. Chris, queria o telefone e o endereço do consultório dessa dentista para marcar uma consulta para Pedrinho.

  5. Renata,

    segue endereço e telefone do consultório: Rua João Ivo da Silva, 177 – Madalena – Recife, fone: 3227.6978

  6. Gostaria de saber duas coisas. Tenho uma filha de 1 ano e 5 meses que só tem 4 dentes, a gengiva dela esta grossa demais e ela baba também muito, mas nada de os benditos dentes nascerem. É normal? Tenho que levá-la ao dentista ou é so paciência mesmo como diz a reportagem e é verdade que quanto mais demora pra nascer mais tarde ela perde? Isso é bom ou ruim ?

    Também tenho um filho lindo de 6 anos que nasceu com fenda palatina, só no palato mole. Com aninho, ele operou e graças a Deus hoje ele esta super bem não afetou em nada os dentes nem a fala por enquanto. Agora ele começou a ter bruxismo e também começaram a nascer os dentes permanentes como devo proceder? qual o tratamento para bruxismo e devo colocar um aparelho espaçador nele ou é melhor esperar para que todos nasçam ?

  7. Roseli, seguem as respostas da dentista Mônica Cruz:
    1a. pergunta:
    Esta fase de nascimento de dentes é incômoda mesmo, tem que realmente ter paciência. O processo na verdade é lento, uma vez que a erupção dentária é um processo que inicia bem antes do momento que os dentes possam ser vistos na boca. Por isso, é normal a gengiva ficar mais grossa. Quanto a ir ao dentista, é importante uma consulta nesta fase para que a mãe receba orientações preventivas e educacionais com a finalidade de formar hábitos saudaveis a fim de evitar o aparecimento de caries e outras doenças.
    Não existe vantagem nem desvantagem no nascimento precoce ou tardio dos dentes, a não ser que o período exceda a faixa da normalidade, que não é o caso da sua criança. A única “vantagem” que podemos citar no nascimento tardio é que os dentes demoram mais a sofrer influências do meio, dando um maior tempo para que se aprenda a cuidar deles. E se nascem mais tarde normalmente vão iniciar a troca mais tarde também.

    2a. pergunta
    O bruxismo é um hábito que geralmente tem um componente ligado a ansiedade e pode ser necessario um tratamento psicológico. Em casos severos pode haver desgate dos dentes. No caso de dentes permanentes é importante uma avaliação por parte do dentista para avaliar a necessidade de uso de uma placa durante o sono com a finalidade de evitar o desgaste dentário e o comprometimento da estrutura dentária.

  8. Olá, tenho um filho de 6 anos e começaram a nascer os dentes permanentes. Percebi que estão nascendo 3 dentes ao mesmo tempo (molares), e ele começou a apresentar irritabilidade, fezes líquidas e dor de ouvido. Estes sintomas podem ocorrer devido ao nascimento desses dentes? Obrigada

  9. Tenho uma filha que vai fazer 2 anos em maio deste ano. Os dois primeiros dentes dela foram os da frente. Ainda não nasceram os outros. Estou preocupada.

  10. Ana e Andreia, seguem as respostas de dra. Mônica Cruz as suas perguntas, respectivamente:

    1. Olá, tenho um filho de 6 anos e começaram a nascer os dentes permanentes. Percebi que estão nascendo 3 dentes ao mesmo tempo (molares), e ele começou a apresentar irritabilidade, fezes líquidas e dor de ouvido. Estes sintomas podem ocorrer devido ao nascimento desses dentes? Obrigada
    Não existe comprovação cientifica de que os dentes causem diarréia, manchas no corpo, viroses ou outras doenças. Agora não podemos ignorar varios relatos de mães sobre esses sintomas, principalmente na dentição de leite, na permanente é mais raro. Já irritabilidade e aumento de salivação podem ocorrer devido à maior sensibilidade da gengiva no local. Uma dica: manter a área mais limpa possivel para evitar o acúmulo de placa bacteriana que só agrava a sensibilidade.

    2. Tenho uma filha que vai fazer 2 anos em maio deste ano. Os dois primeiros dentes dela foram os da frente. Ainda não nasceram os outros. Estou preocupada.

    Se com aproximadamente 2 anos sua filha só apresenta dois dentes, vale a pena consultar um odontopediatra. Apesar de haver diferença na epoca de nascimento dos dentes é importante um acompanhamento, principalmente quando o atraso é maior que a média esperada.

  11. Bom dia, tenho um bebê de 1 ano e 2 semanas que, até o momento, não irrompeu nenhum dente. Ele é esperto e está desenvolvendo-se normalmente; a pediatra disse que ele é muito saudável e que algumas crianças apresentam dentição tardia. Até quando devo esperar e o que fazer e/ou deve ser feito caso não nasçam os primeiros dentes? É possível ele não possuir os dentes?

  12. Que satisfação em ver esta entrevista no seu blog, fico muito feliz de ver uma profissional atualizada sobre questão do flúor para crianças.

  13. Olá! Tenho um filho de 08 anos e seus dentes começaram a cair minha preocupação é que os dentinhos de cima esta demorando muito para nascer é normal? Fazem quase 03 meses que cairam e ainda nao nasceram espaço tem mas ate agora nada.

    Obrigada e aguardo uma resposta

  14. Tenho uma filha de 7 meses e 21 dias e ainda não nasceram os dois primeiros dentes. Devo ficar preocupada?

  15. Minha filha tem 2 anos e 3 meses, ela tem 8 dentes em cima e 10 embaixo. Três meses atrás comecou a nascer o último dentinho de trás e agora está grandão. Porém, tem um pedacinho de gengiva mole em cima dele (dos dois lados). Isso é normal? Sou residente do Japão e não confio muito nos dentistas daqui, por isso por favor me ajuda. Obrigada!

  16. gostaria de saber quanto tempo leva para nascer o dente permanente após cair o dente de leite?

    • minha filha caiu os dentes aos 05 anos e meio e agora ela esta 06 anos e trez meses
      e os dentes permanente ainda não nasceram o que devo fazer? pois estou preocupado
      é normal isso?

  17. monica, gostaria de saber o seguinte: tenho um sobrinho de 1 ano e ele so tem 7 dentes(3 em baixo e 4 em cima) vive com nariz escorrendo, com tosse e peito cheio desde que nasceu como se fosse penemunia,chora o dia inteiro e agora começou a ficar todo dia assadinho, a vó e a mae dele falam que a pediatra dele disse que são sintomas de dentes, é verdade?só que assim ele tem isso desde que nasceu e ja faz 4 meses que nao nasce nenhum dente, e ninguem leva ele no medico , mais ele nunca sara, nao dorme e nao come, so mama o dia inteiro, gostaria de saber se doença na aparição dos dentes é mito ou verdade?

    grata

  18. Tenho uma filha de 14 meses que até agora não apresentou nenhum dentinho, gostaria de saber se é um caso de dentição tardia, e se eu devo consultar algum profissional para avaliar o caso, é visível a gengiva inchada com o formato dos dentinho de cima, mas nada acontece.
    Desde já, agradeço a atenção.
    Flávia

  19. Olá, tenho um filha de 7 anos, 3 dentes de leite cairam caiu e depois 2 na mesma semana. isso é normal? e em quanto tempo eles crescerão novamente.? obrigada

  20. Olá! Tenho um filho de 07anos e seus dentes começaram a cair minha preocupação é que os dentinhos de cima esta demorando muito para nascer é normal? Fazem quase 08 meses que cairam.

  21. Ola teno uma filha de 7 anos e seus dentes começaram a cair ous 6 anos e os dentinhos dela esta demorando a nascer é nomal?Fazem 1 ano que cairam e ela esta muito preoculpada em fica banguela e isso esta mim deixando p´reoculpada.obrigada [o] aguardom a resposta o mais rapido possivel.

  22. Ola Dra. Tenho cinco aninhos e ha aproximadamente quatro meses perdi meu primeiro dentinho de leite.Gostaria de saber quando vai nascer outro em seu lugar. Vai demorar muito aínda????

    Obrigada e abraços e um beijo da Julia.

  23. olá, tenho um filho de seis anos que esta trocando os dentinhos
    gostaria de saber quanto tempo demora para nascer os novos dentinhos , pois já tem 10 meses que o primeiro caiu e até agora não nasceu , é normal ?

    Obrigado , um abraço adriana.

  24. Oi.
    Tenho um filho que completou seis anos em outubro e há dois dias ele está meio “molinho” e sem apetite. Pensei que fosse gripe, mas hoje percebi que está nascendo o primeiro dentinho permanente na parte inferior.
    Sei que está na epoca certa porém estou preocupada pois o dente de leite não ficou mole e o permanente está nascendo por trás deste.
    O que é mais comum, esperar o dente permanente cerscer para ver se o dente de leite fica mole ou já extrair o dente de leite? Se for preciso extrair o dente de leite , qual o procedimento usado? Doi muito?

    Agradeço desde já!

  25. minha filha está com 1 ano e 03 meses e está sentindo medo de coisas que ela não sentia antes, como barulho de moto, animais e não está dormindo bem, acordando assustada e chorando muito. O que pode está ocasionando isso?

  26. Tenho uma filha de 5 anos e até agora nenhum dentinho caiu.É normal ? Até que idade os dentes de leite podem cair ?

  27. Gostaria de saber se é necessário procurar um dentista para o meu neto., os seus dentes incisivos foram extraidos há mais de 1 ano ele já vai fazer 8 anos e os dentes permanentes não nasceram. É normal?

  28. Oi.
    Tenho um filho que completou cinco anos em dezdembro e hoje percebi que está nascendo o primeiro dentinho incisivo permanente na parte inferior.
    Sei que está na epoca porém estou preocupada pois o dente de leite não ficou mole e o permanente está nascendo por trás deste.
    O que é mais comum, esperar o dente permanente cerscer para ver se o dente de leite fica mole ou já extrair o dente de leite? Se for preciso extrair o dente de leite , qual o procedimento usado? Doi muito?
    Agradeço desde já!

  29. Gostaria de saber quanto tempo leva para nascer o dente permanente após cair o dente de leite?

    OBRIGADA

  30. Boa tarde, Mônica Cruz.

    Minha bebê já está com 1 ano e um mês e não tem nenhum dente o que fazer?
    Gostaria de saber se vai demorar a nascer estamos ficando preocupados.
    Gostaria de agendar uma consulta se vocé tiver convênio com empresa CORREIO?

    Aguardo seu retorno.
    Renata.

  31. Olá, Tenho uma filhinha de 1 ano e 1 mês, ela é portadora de necessidades especias(sindrome de down) os dentinhos dela ainda não nasceram, existe um tempo exato para isso acontecer?Em média quanto tempo? Obrigado e Deus A abençoe.

  32. olá minha filha já tem oito anos, arrancou os dentes superiores de leite há uns tres meses e os permanentes ainda não nasceram, há algo de errado? estou preocupada.

  33. Ola, meu filho está com 09 anos e arrancou o dente canino na 6a feira no dentista e precisou de anestesia e após isso teve febre, vômito e diarréia.
    A febre e o vomito passaram, porém a diarreia permanece há 03 dias?
    Eh normal?

  34. Meu filho tem 5 anos e 5 meses, o dente permanente inferior está nascencendo por trás do dentinho de leite, que não amoleceu portanto não caiu o que posso fazer?
    Bjs…
    Obrigada.

  35. tenho uma filha que completou sete anos no dia 30/07/2010 e ja fazem dois anos e alguns meses que foram arrancados os dentes superiores da frente e ainda nao nasceram. gostaria de saber se é normal? e quanto tempo demora pra nascer os dentes, ja fiz raio x e sei que os dentes estao ali, só nao entendo porque esta demorando tanto a nascer? sera que tem que fazer uma abertura para ele sair? ja levei ela em varios dentistas que nao sabem me explicar… por favor aguardo anciosa a resposta.

  36. Olá.
    Tenho um filho de sete anos. Os dentes dele, estão caindo muito lentamente. Estou bastante preocupada pois, é um fator que nunca aconteceu em minha família.
    Caiu um dentinho há mais de um mês e, nem sinal do outro.
    Será que caso grave ?

  37. oi doutora socorro nao sei o que faço pois meu filho tem 7 anos e tem flurose os dentes permanentes estao nascendo amarelados e meios estragados levei ele ao dentista e ele impermeabilizou os doentes mas o que estao nascendo estao todos amarelos o que devo fazer me socorre por favor ele e um menino muito lindo parece um indio mas seus dentes estao a[ssim SOCORRO ´POR FAVOR AGUEM ME AJUDE ESTOU DESISPERADA ´POIS MINHA CIDADE E MUITO PEQUENA E NAO TEM PROFISSIONAIS CAPACITADOS ESTOU ESPERANDO RESPOSTAS ME DIGA O NOME DO REMEDIO OU O QUE DEVE SER FIETO

  38. eu gostaria de saber qual a idade certa para cair os dente de leite, o meu filho fez 7 anos e ainda ñ caiu os dentinhos de leite. isso é normal? ate quando ele podem cair?

  39. oi,tenho uma sobrinha de 2 anos e 5 meses ela ja tem todos os dentes mas ja comecaram a nascer estragados a dentista disse o q tem q fazer é escovar mas nao adianta cada dia eles ficam mais sestragados o que minha cunhada precisa fazer para amenizar mais?obs=ela nasceu prematura e tomou muitos antibioticos.

  40. minha filha tem 13 anos e ela tem um dente de leite que caiu da frente do lado do canino e não nasceu ate hoje levei ela ao dentista fiz uma panoramica e ele falou que não tem raiz e não vai nascer e mas ainda disse que ela tem 8 dentes de leite atras 4 em cima e 4 em baixo que não vão nascer que tambem não tem raiz fiquei muito abalada pois não esperava isso o que fazer neste caso e esses dentes de leite estão com carie aguardo resposta por favor obrigado.

  41. Tenho uma filha com 5 anos e 10 meses e surgiu um nascimento de dente inferior o que devo fazer, arrancar ou esperar amolecer o dente.

  42. minha filha tem 6 anos ,seus dentinhos de cima cairam ,mas esta demorando muito pra nascer !!! já tem 8 meses e só fica inchada a gengiva ,mas o dente ñ aparece !!!! isso é normal? vou leva-lá ao dentista pra saber o que pode estar acontecendo ,mas gostaria de uma segunda opinião !!!! obrigado

  43. Olá. Tenho uma filha de 1ano e 2 meses, ela e portadora de necessidades especias(sindrome de Dawn) os dentinhos dela ainda não nascera, existe um tempo exato para isso acontecer? Em média quanto tempo? obrigada e Deus A abençõe.

  44. meu filho esta com 15 anos e 8 meses, usando aparelho ortodonlogico, a medica disse que ele presica fazer uma cirurgia para descer o canino estou com medo e se isso nao resolver o problema.
    tereza

  45. Olá! Meu filho de 05 anos está com o primeiro dente permanente nascendo atrás do de leite, sem que esse tenha ficado mole.
    O que faço? Posso esperar quanto tempo sem que o dente permanente seja prejudicado (fique torto ou alguma outra coisa).
    Quanto tempo leva para esse dente permanente cresça completamente.
    Ob: Faz cinco dias que percebi que estava nascendo.
    Espero anciosa uma resposta de ajuda.
    Grata.

  46. Oii! tenho um bebe de 7 meses e esta começando a nascer o primeiro dentinho e gostaria de saber, se é verdade quando a crainça esta tendo seus 1 dentinhos ela nao pode se assustar e nem se machucar? porque falam que pode atrasa os dentes dar problemas..e ate causar o obito do bebe é verdade isso? ou não? obrigada desde ja

  47. Olá, minha duvida é o seguinte.Meu filho está com 7 anos e ja começou a trocar os dentinhos, em baixo nasceu rapido, alias coiu um ja estava vindo o outro mas em cima coiu o da frente ja faz 4 meses pra mais e não tem nem sinal de outro, isso é normal?
    Obrigada pela atenção.

  48. Olá bom dia,
    Minha filha estava com 6 anos e dois dentinhos em cima amolecendo,numa brincadeira uma cotovelada arrancou um dos dentes quando completou 7 anos o outro caiu naturalmente ,o 1º que foi arrancado (um ano +ou-) ainda não começou a nascer e o outro que caiu naturalmente ,também não ,o que faço é normal,em abril ela completará 8 anos.
    bjks e muito obrigada.

    Att,
    Rosana Grativol

  49. Prezada Mônica, bom dia,
    Minha filha de 2 anos e 10 meses só possui 17 dentes. Só nasceu um molar inferior (há mais ou menos um ano) e falta ainda o par inferior e faltam nascer os dois molares superiores. Ela foi prematura, deveria completar 3 anos somente em março/2011, tem algo a ver? É normal este atraso todo? Se não é, o que devo fazer? Obrigada.

  50. Bom dia.
    Notei que os dentinhos de cima de minha filhaque vai fazer 9 meses estao apontando, mais notei tb que tem umas manchas embraquiçadas, e me preocupou… o que eu devo fazer?

  51. Ola! minha filha tem seis anos e meio, e seus dois dentinhos da frente caiu, mas ja faz uns 10 meses que não nasceram a gengiva dela esta bem inxada mas nada de nascer, já levei ela ao dentista e a Dra. disse que é normal desde que a gengiva não fique roxa, o que devo fazer, como devo agir, estou ficando preocupada?

  52. OLA,´TENHO 1 FILHO QUE VAI FAZER 5 ANINHOS AMANHA E ESSA SEMANA PERCEBI Q SEU PRIMEIRO DENTE PERMANENTE ESTA NASCENDO SO Q O DENTE DE LEITE INFERIOR ESTA MOLE MAIS NAO CAIU O Q FAÇO ESTOU MUITO AFLITA ME AJUDE!!!!

    DESDE JA OBG!

  53. Bom dia, Meu nome é Valdirene e tenho um filho de 5 anos e 3 meses. O dente incisivo inferior já está nascendo atrás do dente de leite que não caiu e nem está mole. Isto é natural? Eu devo levá-lo do dentista.
    Obrigada.

  54. Bom dia,meu nome é Monica tenho bruxismo o que a pouco tempo causou problemas nos dentes do lado esquerdo da arcada inferior ,tive que fazer canal.Agora me surgiu um outro problema que é bastante chato,ao falar acabo cuspindo nas pessoas.O que pode estar causando isto?Obrigada.

  55. meu neto ten 15 meses e os dentes nao nascem .oque faço estamos começando a ficar desesperados ,me ajude;

  56. Boa tarde,
    Meu filho tem 7 anos, os dentes de leite superior (os dois) da frente, cairam já tem uns três meses. E os permanentes nem apontaram ainda, é normal?
    Quanto tempo demora?

    Obrigada.

  57. Meus filho tem sete anos e sete meses, dez dentes superior e onze inferior, só que até hj ele ainda não arrancou nenhum dente, olho tds os dias mas ainda não existe nenhum dente mole !!! Isso é normal??

  58. boa tarde, meu filho ficou com o dente mole ontem, dia 29/03/11
    posso arrancar com quanto tempo ou deuxá-lo cair sozinho?

  59. preciso de uma ajuda urgente….
    tenho uma filha com 6 anos e estava com uma carie no primeiro dente permanente do fundo , levei ela no dentista e ele falou que a carie esta tao feia que nao tem jeito nem de fazer um canal ter que arrancar.
    ele disse que como ainda nao nasceram os outros dentes pernamentes nao ira atrapalhar a arcadia dentario se arrancar este dente
    o que devo fazer , me ajude , esta marcado para segunda feira o retorno ao dentista , e nao sei o que fazer
    obrigada milene

  60. Dra. minha filha ta com 7 anos e há mais de 6 meses caiu o dente da frente de cima e ate hj nao nasceu. porém ela ta com a gengiva roxa. qual o problema da gengiva estar roxa? Obrigada pela atençao.

  61. Olá Doutora eu gostaria de saber a sua opinião,Meu filho tem 6 anos e já faz mais de 2 meses
    que o dente de leite caiu e ate agora o dente permanente não nasceu,por favor
    me de sua opinião pois estou muito preocupada,agradeço desde já.

  62. boa noite ,doutora gostaria muitode saber sua opiniao, pois a mais ou menos dois meses minha perdeu seu dente de leite incisivo superior e ate agora nem sinal de nascer outro.obrigada pela atençao.

  63. o meu bebe tem 7 meses e ja tem dois dentinhos e ele fica muito nervoso e enjoado. o que devo passar na boca dele para aliviar as dores? tem alguma pomada pra isso?

  64. Olá Dra. Meu filho tem 9 meses e tem 4 dentes (dois superiores e 2 inferiores). Últimamente tenho percebido que ele range os dentes tanto pela manhã, quanto pela noite. Pode ser bruxismo? O que fazer?

    Grata.

  65. Doutora,
    Tenho um filho de quatro anos que apresenta um caso de cárie diferente, pois seus dentes perderam o esmate e com isso a estética bucal dele é uma das piores.Penso em extrair os quatro dentes superiores.Qual é a sua opinião?

  66. Dra,
    meus filhos são seus clientes e estou necessanto realizar a preventiva. Solicito seu novo endereço e telefone uma vez que houve a mudança dos seus contatos no bairro da Madalena.

    Grato.

  67. Boa Tarde minha filha tem 1ano e 5 meses e ainda nao tem nem um dente e nem sinal que esta para nascer o pediatra dela disse que ate os 2 anos nasce mas estamos preocupados o que vc me diz ,obrigada

  68. Ola! minha filha tem 12 anos , e seus dentes caninos superiores caiu, mas ja faz uns 10 meses que não nasceram a gengiva dela esta bem inxada mas nada de nascer, já levei ela ao dentista e a Dra. disse que é normal desde que a gengiva não fique roxa, o que devo fazer, como devo agir, estou ficando preocupada? Ah! observação ela esta usando aparelho fixo na parte superior, isto pode ter alguma coisa atrapalhar o nascimento? Aguardo sua resposta obrigada.

  69. Quanto tempo demora o dente definitivo para nascer, após a queda do dente de leite?? Obrigada

  70. Olá, minha filha está com 1 ano e 3 meses e ainda não nasceu nenhum dente devo me preocupar e levá- la ao dentista ou devo agir naturalmente e esperar que eles nasçam?

  71. Oi,meu nome é Nilzilene,tenho um filho de 1 ano e 6meses e não tem nenhum dentinho.Falei com o pediatra dele,qua simplesmente me disse para esperar,mas eu estou muito aflita,pq não conheço nenhuma criança em que os dentes demoraram tanta para nascer.Já perguntei a odontologistas que me disseram que é normal,mas como pode ser normal se não conheço mais nenhuma criança e nenhum relato de tanta demora para o nascimento dos dentes.Me ajuda por favor!

  72. Bom dia!!

    Dra, tenho uma filha de um ano e 2 meses e ainda nao saiu nenhum dentinho. Na ultima semana ela teve febre, diarreia, vomito, tudo o que dizem que ocorre no nascimento dos dentinhos. O que devo fazer??? Os dentes podem nascer tortos ou pra cima???

    Obrigada por enquanto, Bjus

  73. minha filha tem anos e faz uns tres meses que cairam os dois dentes da frente e não nasceu mais nenhum quanto tempo leva para nascer?

  74. minha filha tem 1 ano e 6 meses e um dos dentes de trás esta nascendo e esta com as gengivas muito inchadas e roxinhas e parece esta machucadinho onde esta nascendo esse dente e ela esta tendo febre e sente dor e chora bastante o que devo fazer?

  75. Ola, meu filho tem 2 anos e 9 meses, peguei ele mastigando pedra esses dias e hoje olhei os dentes dele, o dente de traz esta com um quebradinho amarelado , pode ser carie ou e pq quebrou um pedacinho?

  76. Olá, minha filha tem 9 meses e meio e até agora nenhum dentinho, gostaria de saber qual o tempo máximo devo esperar para que os dentes nasçam, e se existe algum caso que teve que ser feito um pequeno corte na gengiva para q os dentes nasçam. Devo me preocupar?
    Obrigado.

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios assinalados *.


© Copyright COISA DE MÃE - Criado pela Tante utilizando Wordpress.