Coisa de Mãe

Troca dos dentes preocupa mães

57 Comentários

Um dos posts mais comentados do Coisa de mãe é a entrevista realizada com a dentista Mônica Cruz sobre algumas dúvidas quanto à primeira dentição. Várias perguntas foram respondidas. Algumas no blog, outras por e-mail. De qualquer forma, resolvemos agrupar os questionamentos mais comuns e fazer uma nova entrevista com a dentista. Aqui, ela fala sobre a substituição dos dentes de leite pelos permanentes e os cuidados que devem ser tomados nessa fase. Mônica Cruz tem especialização na áreas de Saúde Pública e Saúde da Família, além de aperfeiçoamento em Odontopediatria e Odontologia para Bebês, e mestrado em Saúde Coletiva.

Coisa de mãe – Muitas mães se preocupam com a faixa etária da criança e a ausência de dentes. A partir de que idade as mães devem se preocupar com a falta da primeira dentição? É possível que uma criança não apresente dentes?
Mônica Cruz – A variação na época do nascimento dos primeiros dentes é comum. A idade média de erupção é aos 6 meses de idade, mas algumas crianças chegam a completar 1 ano sem nenhum dente na boca e isso não deve ser motivo de preocupação. Já tive paciente que veio a apresentar os primeiros dentinhos com 1 ano e 4 meses. O importante é fazer o acompanhamento juntamente com o pediatra e constatar que a criança apresenta um desenvolvimento saudável. Algumas doenças como o hipotireoidismo ou algumas síndromes podem vir acompanhadas de anodontia (falta de dentes) parcial ou total.

Coisa de mãe – Quando os dentes de leite começam a cair? Existe uma idade máxima? Essa é uma dúvida frequente. Há realmente motivo para preocupação?
Mônica Cruz – Do mesmo modo que existe variação na época de nascimento dos dentes de leite, existe a variação para iniciar a troca. A idade mais comum é aos 6 anos de idade, podendo haver um variação para mais ou para menos. A preocupação só deve ocorrer se o atraso for muito acentuado e o odontopediatra deve acompanhar e solicitar radiografias, caso ache necessário.

Coisa de mãe – Depois que os dentes de leite caem, em quanto tempo devem nascer os dentes permanentes?
Mônica Cruz – Normalmente o que faz o dente de leite cair é a pressão exercida pelo seu sucessor permanente. Assim, ele não demorará muito a aparecer na boca (média de um mês). Mas, em alguns casos, pode acontecer de o processo ser mais demorado. Isso acontece principalmente com os incisivos laterais superiores e devido à falta de espaço. Gengivas fibrosas também podem dificultar o processo. É importante o acompanhamento do odontopediatra.

Coisa de mãe – É normal que três dentes de leite caiam em uma mesma semana?
Mônica Cruz – Pode acontecer, sem causar nenhum problema. Os dentes análogos, que são os mesmos dentes de lados diferentes, tendem a ter o mesmo período de troca.

Coisa de mãe – Até que idade deve estar concluída a troca dos dentes de leite por dentes permanentes?
Mônica Cruz – Em geral, o inicio é por volta dos 6 anos e o término aos 12 anos. Com exceção do 3º molar permanente que irá aparecer na boca por volta dos 18 anos. Mas é importante lembrar que as crianças possuem 20 dentes e os adultos, 32. Dessa forma, 12 dentes não serão trocados. Eles irão surgir já na fase da dentição permanente. São eles: os quatro primeiros molares permanentes, por volta dos 6 anos de idade; os quatro segundos molares permanentes, por volta dos 12 anos; e, como já falei, os quatro terceiros molares permanentes, por volta dos 18 anos.

Coisa de mãe –Uma mãe questiona o fato de vários dentes de leite do filho terem caído há um ano e não haver qualquer sinal do dente permanente. Como a mãe deve proceder?
Mônica Cruz – Nesse caso, deve procurar o odontopediatra, que irá fazer exames clínicos e radiográficos para investigar o motivo do atraso. Existem crianças que, mesmo sendo saudáveis, podem apresentar a falta de algum dente. Isso normalmente acontece quando o padrão é familiar, ou seja, hereditário.

Coisa de mãe – O que fazer quando um dente permanente começa a nascer sem que o dente de leite tenha caído? É preciso extrair o dente de leite?
Mônica Cruz – Sim, é preciso tirar o dente de leite para que ele não sirva de obstáculo e desvie o permanente da posição. Isto acontece com muita freqüência com os incisivos centrais ou laterais inferiores. Principalmente naquelas crianças que apresentam uma arcada muito estreita e o dente permanente se forma mais para o lado lingual e não abaixo do dente de leite. Quando isso acontece, o permanente não faz pressão suficiente para amolecer o antecessor.

Coisa de mãe – O permanente demora mais para nascer quando um dente de leite não cai naturalmente e precisa ser extraído?
Mônica Cruz – Depende. Se o dente for extraído precocemente por cárie dentária ou traumatismo – queda, pancada –, poderá demorar. Ele só irá nascer na época certa. Ou seja, não é a perda do dente de leite que determina o aparecimento do permanente, e sim, o contrário, a calcificação da raiz do dente permanente é que determina a perda do de leite. Se houver perda precoce, haverá, sim, um tempo de espera.

Coisa de mãe – No caso de crianças com Síndrome de Down, a primeira dentição costuma ser mais tardia? Por que?
Mônica Cruz – Sim. Existe uma alteração da cronologia e, como já falei antes, muitas vezes a síndrome vem acompanhada da ausência de vários dentes. Esta é uma das características da síndrome, por motivos genéticos.

Coisa de mãe – Qual é a causa de alguns dentes permanentes nascerem amarelos? O uso de antibióticos pode ser um dos fatores? Há como corrigir?
Mônica Cruz – Os dentes permanentes sempre são mais amarelos que os de leite. Isto se deve às características anatômicas da quantidade de esmalte e dentina. Principalmente, na fase de dentição mista, que é quando a criança apresenta dentes de leite e permanentes ao mesmo tempo na boca, temos a tendência de vê-los mais amarelos, pois iremos compará-los com os de leite. O uso especifico do antibiótico tetraciclina, na fase de calcificação – que vai do quarto mês de vida intra-uterina até os 6 anos de idade da criança –, causa manchas de difícil tratamento nos dentes. Hoje em dia tratamentos como clareamentos são uma boa opção para este tipo de problema, mas deve-se ter cautela na sua indicação.

Coisa de mãe – Por que alguns dentes de leite já nascem com manchas esbranquiçadas? É alguma doença?
Mônica Cruz – Sim, existem algumas doenças que causam manchas nos dentes. A mais comum é a hipoplasia de esmalte, que deixa o dente mais poroso e mais susceptível à cárie dentária. Geralmente, ocorre após algum distúrbio na época de formação do dente, podendo ser desde um processo infeccioso até um trauma na dentição de leite. A fluorose dentária, que é uma doença causada pela ingestão do flúor em excesso, também pode causar manchas nos dentes. Mas, vale salientar, que é o uso do flúor em excesso. Isto porque, o flúor continua a ser, juntamente com uma boa higiene dentária e uma dieta sem excesso de açucares, a melhor forma de prevenção contra as cáries dentárias. Diante de tudo que foi falado, fica evidente a importância do acompanhamento do odontopediatra, inclusive na época de troca dos dentes.

Coisa de mãe – O que se deve fazer quando os dentes de leite estão moles? A gente espera cair ou pode arrancar?
Mônica Cruz – Não há problema em esperar ele cair, mas, às vezes, a criança se sente incomodada na hora da alimentação. Assim, pode ser retirado desde que esteja realmente bem molinho. Ao contrário do que as pessoas dizem, não há como ele endurecer novamente. O dente de leite tem raiz igual à do permanente. Assim, quando este está formado, exerce uma pressão e a raiz do de leite começa o processo de reabsorção (vai se desmanchando). Dessa forma, ele perde seu suporte no osso e começa a ficar mole. Mas isto ocorre de forma lenta, demora algum tempo. Algumas mães ficam muito ansiosas e querem tirar, logo que sentem alguma mobilidade. Se for tentada a remoção com uma quantidade razoável de raiz, a criança vai sentir dor e pode ficar com medo nas trocas futuras. Assim, só deve ser tentada a sua remoção quando ele estiver bem mole.

Coisa de mãe –Várias mães se preocupam quando as gengivas dos seus filhos ficam roxas. O que significa uma gengiva roxa?
Mônica Cruz – Alguns dentes apresentam um “nascimento difícil”, a gengiva fica muito vascularizada e pode romper algum vasinho com extravasamento de sangue. É o que chamamos de hematoma de erupção. Mas não traz grandes conseqüências, e o arroxeado irá desaparecer aos poucos. Poderá ser feita uma massagem no local.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

57 Comentários

  1. Entrevista muito esclarecedora.

    • Vindo de uma dentista, professora, com pós-doutorado como você, é um grande elogio! Obrigada. Vou passar para Mônica Cruz. Bjs.

    • Boa tarde,meu filho tem 6 anos ja cairam 2 dentes de cima da frente mais ja faz 5 meses,os que cairam de baixo ja estão nascendo,estou preocupada por que esses dois de cima ainda não nasceram, meu filho é prematuro nasceu de 6 meses,isso pode atrapalhar?

  2. Muito bom! Mãe tem que ficar informada de tudo. Isso dá mais segurança.
    Beijos!

  3. Minha filha caiu e perdeu o dente de leite central superior, isso ira prejudicar o nascimento do outro?

  4. Como você faz para escolher o pediatra do seu filho? Dê dicas para outras mamães no Fórum Pediatria Brasil! http://dld.bz/a86WE

  5. Parabéns!!! Entrevista muito bem clara e esclarecida. Assim que devemos estar passando para os pais nas consultas do dia-a-dia.

    Ajudando a esclarecer a pergunta da Jaqueline, o dente permanente não irá ser prejudicado se o dente decíduo (de leite) não foi de encontro com o dente permanente na hora do trauma, ou seja, se não houve uma intrusão do dente de leite. Mas, deve haver o acompanhamento com um odontopediatra para observar se o dente permanente terá dificuldade de nascer, devido a uma possível gengiva fibrosa ou uma possível perda de espaço.

    Espero ter colaborado.
    Abraços.

    Giovana Mota
    Odontopediatra
    Maringá-Pr

  6. minha filha tem 4 anos e 11 meses e ja esta com dentes de leite moles isto é normal? LEvando em consideração que os dentes demoraram a aparecer?

  7. bom,caiu o dente de leite do meu filho de 5 anos,nasceu o permanente torto,diante de umaradiografia a dentista extraiu os dentes pois mais dois permanentes estavam por vir,mas ja faz oito meses e nada dos dentes aparecerem,e normal?por favor me responda…obrigada

  8. minha filha tem 6 anos e já está na quinto dente a cair ,porem no quarto levei a dentista para estrair e ela aplicou anestesia já faz 2 meses e dente não nasceu.isso é normal

  9. Muito boa a entrevista, eu estava preocupada com meu neto que ja vai fazer oito anos e nao começou a trocar os dentes ainda, eu achei que era porque ele fez um tratamento longo a base de cálcio.

  10. Bom dia,

    O meu filho tem 6 anos, ainda tem os dentes de leite todos, a semana passada um começou a doer e fez-lhe abcesso, tomou antibiótico. Fui com ele ao dentista e o mesmo não quis mexer no dente, nem sequer limpá-lo, é normal?

    Obrigada
    edna Lourenço

  11. Bom dia,

    Minha filha tem 4 anos, e levou uma pancada no dente que o deixou torto, minha pergunta é: o dente dela ainda é de leite. o dente permanente pode ter algum problema em nascer? nascerá torto? quais as outras indicações provaveis voce poderá me falar sobre esse caso? muito obrigado.

  12. Muito bem, tirou todas as minhas dúvidas. Amei!

  13. olá caiu os dentes da frente do meu filho,aquele do lado dos dois primeiros da frente ja tem um ano quase ,é normal?queria saber se cai todos os dentes…obrigada

  14. quando a criança cai os dentes com 4 anos e normal?e causa alguma doença

  15. OLà o dente do meu filho foi extraido da parte superior o dente numero [ 15 ] 1ºPMSD esse dente do meu filho foi extraido quando ele tinha 10 anos, gostaria de analise da senhora se esse dente ainda nasce ou é dente definitivo. obrigado

  16. Meu filho tem 4 anos e 2 meses e já perdeu o seu primeiro dente de leite, todos dizem que não é normal, devo ficar preocupada????

  17. Boa tarde!
    Meu filho tem 4 anos e já caiu um dente e outro já está bem molinho. No mÊs de outubro ele sofreu uma queda andando de bicicleta causando a queda do primeiro dentinho pela raiz. Batemos o raio x e a detista falou que não havia afetado os demais e que eu deveria fazer a cada 6 meses um novo raio x. Será que a queda pode está relacionada a perda dos dentes? Anaemia também pode causar perda de dentes?
    Muito obrigada Adely

  18. ola meus dentes dentes estão balançando minha dentista fez raspamento nos quatro da frente mais não adiantou sinto que agora todos que não sçao biturados estão balanando fiz raio x mais não havia problema vc pode me ajudar fico mal só de penssar que eles vão cair.

  19. Ufa! Agora tô tranquilo. Minha mais velha tem 11 anos e apareceu com um molar molinho, balançando.

    Obg pelas informações.

  20. Ola!
    Estou muito preocupada com milha filha de 1 ano e 2 meses, ela tem 5 dentes mais o dente de cima esta arrancando o esmalte do dente, estou escovando os dentes dela só com a escova hoje que comprei a pasta sem flúor.
    Me preocupo porque quando tinha 8 meses já tinha dente podre com 2 anos já tinha feito canal no dente meus pais me disse que sofri muito com meus dentes, não tinha um branco. estou com medo da minha filha ir no mesmo caminho, oque devo fazer tem algum remédio que ela possa tomar, alguma coisa que a ajude, porque já esta perdendo o esmalte. me ajudem.

    ATT
    Gabriela.

  21. minha filha já arrancou os dentes da frente há 4 meses e ainda não nasceu é normal

  22. minha filha tem 12 anos e tem problema de fluorosa os dentes estão muito manchados e parece que são fracos com manchas escuras e brancas e já esta no grau avançado o que fazer?
    obs: no caso da minha filha ela comia pasta de dente só ficamos sabendo depois de alguns anos.

  23. Ola tudo bom, meu filho completou exatos 4 anos no ultimo dia 29 de dezembro + ou – uns seis meses atrás ele caiu e quebrou o dente da frente saiu o dente todo na hora não aconteceu nada o dentista falou que estava tudo bem, mais de uma semana pra cá começou a aparecer a ponta de um dente, gostaria de saber se e normal nessa idade???? e o que devo fazer?????

  24. doutora meu filho ta com 4anos e 10 meses um dentinho dele ja caiu mas tds dentes dele ta mole e normal

  25. Boa tarde. Minha filha tem 5 anos e 1 mês e já perdeu um dente de leite. O sucessor já está apontando. Agora, está com mais dois dentes bem molinhos e sao análogos. É normal que se perca mais de um dente de leite? O primeiro caiu exatamente no dia de seu aniversario de 5 anos. Obrigada

  26. Bom dia,
    Gostaria de saber meu filho arrancou um dente de leite na dentista pois o outro ja estava nacendo, mas
    ficou um pedaço posso ter problemas.
    obrigada.

  27. Boa Noite, um dente de leite da minha filha caiu, e o dente permanente que nasceu no lugar nasceu torto, neste caso já posso procurar por um odontopediatra para colocação de aparelho, haja visto que ela tem 5 dentes permanentes e o resto todos de leite, ou tenho que esperar nascer todos os permanentes, desde já agradeço.

  28. MINHA FILHA TEM OS DENTES MACHADOS DE BRANCOS E JÁ TEM BURAQUINHOS ELA TEM APENAS 01 E 8 MESES DE IDADE, OUTRA DIA ELA CAIU E QUEBROU UM ´PEDAÇO DO DENTE DA FRENTE, PASSOU DOIS DIAS E DOIS DENTES DO LADO SE QUEBROU TAMBÉM EU ACHO Q FOI DEVIDO A QUEDA PQ FICOU ROXA A GENGIVA. GOSTARIA DE SABER O Q EU FAÇO PRA PODER MELHORAR APARÊNCIA DOS DENTES DELA ?

    PÓS ELA NÃO DEIXA EU ESCOVAR OS DENTES DELA QUANDO TENTO ELA QUER É SÓ CHUPAR A PASTA DENTAL.
    ME RESPONDA POR FAVOR FICAREI GRATA!!!!!

  29. o dente de leite canino inferior da minha filha de oito anos ficou mole, mas não ao ponto de arrasncar, agora endureceu e esta saindo o definitivo. O que eu faço?

  30. Boa Noite!
    Meu filho fara 05 anos em abril e seu primeiro dentinho de baixo estava mole e no banho ele próprio arrancou, houve um pouquinho de choro e ha 02 dias não quer comer e bebe pouca água, toda vez que lhe oferece algo pra comer ele rejeita mesmo percebendo que ele esta com fome o que devo fazer… parece que houve um trauma!

  31. Boa Tarde!!A minha filha tem 7 anos e no dia do aniversario caiu um dos dentinhos da frente de cima,porem estava molinho ,mas tivemos que puxar, sangrou bastante,isso ja faz 5 meses e até agora nada de nascer o permanente ,o outro de cima tambem caiu dois meses depois!Estou preocupada ,pois ja faz muito tempo,será que pelo fato de ter ajudado o dentinho a cair atrapalhou o processo de nascimento dele??? Se puder me responder ficarei muito agradecida!!

  32. Boa tarde, meus filho tem 7 anos e no final do ano passado ele ficou com 2 dentes superiores da frente moles, sendo que nasceram os dois permanentes atrás. Amoleci aos poucos até que quando estava bem molinhos consegui tirar facilmente. Depois o primeiro dente tomou posição e cresceu, mas o segundo não veio muito para frente. Ele não tomou a posição por completo. Será que o meu filho terá que usar aparelho ou o dente aos poucos virá para frente com a ajuda dos outros quando nascerem?
    Meu filho começou a dentição muito cedo com 7 meses.
    Grata.

  33. Muito legal a entrevista, meu filho tem 4 anos e esta prestes a perder o 2º dente de leite, O que me assustou pois achei bastante cedo.. esta com menos de 1 mês que o dente do lado caiu, são os da frente inferiores, mas em ambos os casos os permanentes já estavam apontando.

    • minha filha tbm tem 4 anos e 7 meses acabou de cair seu 1ºdente e o 2º já esta mole isso é normal? Estão todos da familia me assustando falando que é muito cedo para trocar os dentes…

  34. Minha filha tava com o dente mole ha muito tempo levei ela ao dentista ,ela arrancou mais ja faz 4 meses e ainda não nasceu to preocupada

  35. oi,minha filha tem 6 anos,já trocou 3 dentes ,mas o quarta dentinho quando arrancou ficou um pelezinha no lugar ,parecia mole algo que se esfregasse sairia ,mas não quis mexer.mas agora está demorando a nascer o outro dente ,é normal ou preciso tirar um radiografia,ja faz 1 mÊs,com quanto tempo preciso me preocupar em relação ao atraso .desde já agradeço.

  36. queria saber pq 2 dentes da frente de leite da minha filha nao nasceu? ela tem 5 anos e tem sindrome de dow.

  37. Boa tarde! gostaria de uma orientação minha filha tem 8 anos so caiu os dentes da frente 4 dentes de cima e 4 de baixo. mas 1 de cima nasceu com a gengiva fui ao dentista com ela, cortaram para sair, agoara o do lado esta do mesmo jeito faço amesma coisa do anterior ou espero.

  38. Bom dia
    Minha filha tem 4 anos, ela teve o dente superior central amolecido e eu arranquei, isso aconteceu em janeiro de 2013 porém não nasceu até agora, o que está acontecendo???????///tirei um raio x da face central e percebi que ele ainda se encontra no mesmo lugar!!!!!!!!!o que fazer???????

  39. Minha filha esta com 2 anos e 3 meses e seu dente canino do lado esquerdo (embaixo) esta incluso, o dente existe já fiz radiografia dele, mas a dentista disse que nunca viu um caso desse, estou com medo, isso pode virar um cisto? tem que ser retirado, esta no tempo ainda do nascimento?

  40. Bom dia, minha filha tem 5 anos e está com 2 dentes moles , estou preocupada. Ela faz a limpeza de 6 em 6 meses e também a aplicação de fluor. Sempre o destista diz que os dentes dela são muito bem tratados. Ela nunca teve cárie , passo o fio dental e escovo os dentes dela normalmente. É normal para a idade dela?

  41. gostaria de saber q minha filha de 5 anos caiu os dentes,quanto tempo demora,para nascer

  42. Ola td bem bom estou aki pq quero saber minha filha estragaram os dentes dela por causa da cari de mamadeira ai a dentista teve que arancar alguns dentes os 4 da frente menos os caninos eles iram crescer no tempo certo.. e os caninos eles caem normal como os outros !!
    podi me responder por imail

  43. Olá, preciso tirar minhas duvidas….minha filha tem 9 anos e 3 meses e até agora ela só trocou os 4 da frente e os 4 de baixo…mais nenhum dente e nenhum esta mole….é normal???
    Fico preocupada pois as amiguinhas dela ja trocaram bastante dentes.

  44. Boa noite,

    Gostaria de saber o seguinte minha filha tem 8 anos de idade, os dois dentinhos da frente dela caiu,mais ja tem quase 3 meses que nascem,gostaria de saber se normal,se ainda vai nascer,estou preocupada.

  45. Um dos dois dentes de leite superior frontal da minha filha de 7 anos caiu já fazem 6 meses e nada do dente permanente nascer. Isso é normal? Levei ela na dentista, que tirou uma radiografia panorâmica e apareceram todos os dentes. E o outro dente nasceu mais está demorando pra crescer tb.

  46. Ola, gostaria de saber se tem que cair os dentes d baixo ou de cima primeiro?
    Pois o dente do meu sobrinho esta mole o de cima, e com a gengiva bem vermelha.
    o que devo fazer?
    e os dentes de baixo estão bem firmes.
    sera que tem algum problema de inflamação na gengiva?
    Obrigada.

  47. Meu filho de 2 anos e três meses ainda nao tem um dente incisivo lateral. Todos os outros há nasceram. Isso e normal?

  48. Tenho um neto de 6 anos que perdeu os dois dentes da frente de cima, ele é gêmeo o outro também perdeu os mesmos porem do outro já esta nascendo esta pela metade e o do primeiro nem sinal ate o buraquinho do dente de leite já fechou, o que fazer? avó muito preocupada.

  49. olá tenho 14 anos e meus dentes da frente após os “dentão” não nasceu até hoje eu olho no espelho e vejo que não tenho esperança de que eles possam nascer o que devo fazer?? e se eu tiver que fazer um tratamento é caro??

  50. Meu filho teve dentição de quatro dentes, mas ainda não nasceram outros, e já faz alguns meses, e estou preocupada o que devo fazer???

  51. Olá, meu filho tem 9 anos e já trocou boa parte dos dentes, porém, um dos dentes frontais ( parte de cima)não caía. Primeiramente a odontopediatra, orientou ( ele ainda com 8 anos) que esperássemos a natureza trabalhar, meses depois o dente continuava firme, sem dar sinais de que estava para cair. Por impedimento da odontopediatra que o assistia, levamos em uma outra dentista, que nos afirmou não ser normal, e pediu algumas radiografias – do local e panorâmica. A partir da observação destas, decidiu-se pela extração do dente temporário. A odontopediatra orientou que esperássemos alguns meses para ver como o dente permanente se comporta, no entanto me assustou, dizendo que a raiz deste é pouca e que é possível uma extração e daqui a algum tempo talvez um implante. Fiquei assustada, será que não há uma forma menos invasiva? Se estiver tudo ok com o permanente, quanto tempo ele poderá levar para aparecer?
    Agradeço, aguardo resposta ! Abraço

  52. Reconheço que achei seu blog excelente, pois seus posts são sempre muito bem elaborados. É deveras um alivio saber que existem pessoas que conhecem sobre o que proferem. Esse blog aparenta ser uma fonte inesgotável de informação. Continue assim!

  53. Hey, esse sim é um excelente texto! Adoro blogs como esse que sabem do valor de prover uma boa gama de informações de graça. Persista com o grande trabalho na redação desse blog!

Leave a Reply

Campos obrigatórios assinalados *.

*


© Copyright COISA DE MÃE - Criado pela Tante utilizando Wordpress.