Coisa de Mãe

Alergia: conhecer é preciso

78 Comentários

Dr. Emanoel Sarinho
O médico Emanuel Sarinho é mestre em Saúde da Criança e do Adolescente e doutor em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor da UFPE, ele tem realizado pesquisas em Alergologia e Imunologia  Clínica e Pediátrica, estudando principalmente temas como asma, atopia, BCG, rinite alérgica, dermatite atópica e alergia alimentar. Nesta entrevista, ele explica o que é alergia, define os seus tipos e discute como o mundo moderno tem contribuído para o aumento do número de casos de pessoas portadoras de alergia.
Coisa de mãe – Dr. Emanuel Sarinho, para começar, o senhor poderia explicar para nós, pais e mães leigos, o que é alergia?
Emanuel Sarinho – Alergia é qualquer reação estranha do organismo em que ocorra a participação do sistema imunológico. O termo alergia vem do grego e quer dizer “reação estranha e exagerada”.

Coisa de mãe – Há uma classificação das alergias?
Emanuel Sarinho – Há, sim. A alergia é uma doença sistêmica, ou seja, ela atinge todo o organismo. A depender do órgão que ela afete mais, teremos a respectiva denominação. Entretanto, às vezes, uma doença alérgica evolui para outra ou até se associa à outra. Então, no aparelho respiratório, as doenças alérgicas mais comuns que nós temos são a rinite alérgica e a asma. Na pele, nós temos a dermatite atópica e a urticária. Já no sistema gastrointestinal, a forma mais comum é a alergia alimentar. Nas crianças, a alergia à proteína do leite de vaca é o principal alimento causador dessa alergia alimentar. Nos olhos, também podemos encontrar a conjuntivite alérgica. Então, todos os órgãos do corpo podem apresentar essa reação exagerada do organismo que é reconhecida como alergia.

Coisa de mãe – Dr. Emanuel, a proteína do leite de vaca é um dos grandes vilões no caso de alergia alimentar, mas há crianças que têm alergia a outros alimentos também…
Emanuel Sarinho – É verdade. As proteínas que são usadas frequentemente na alimentação, a depender da predisposição da criança, podem causar alergia. A mais comum é a alergia à proteína do leite de vaca, mas há também alergia ao ovo, a crustáceo, que é muito comum em adolescentes, a peixe e a amendoim. Então, a gente tem de separar por faixa etária. Nas crianças até cinco anos de idade, os alimentos considerados mais alergênicos são a proteína do leite de vaca, o ovo, que é o mais relacionado à alergia de pele em menores de cinco anos, o trigo e a soja. Nos pacientes acima de cinco anos, crianças e adolescentes, o mais comum é a alergia a amendoim, à castanha ou a nozes, de forma cruzada, e a alergia a camarão ou a peixe. A diferença é que a alergia a amendoim, a camarão ou a peixe assume, muitas vezes, uma forma mais grave e ameaçadora que é a anafilaxia.

Coisa de mãe – Como se manifesta a anafilaxia exatamente?
Emanuel Sarinho – Na anafilaxia, pode haver um fechamento de glote, a pressão arterial pode cair a zero, a pessoa pode desmaiar e até morrer por problemas cardíacos e neurológicos.

Coisa de mãe – Qual é a diferença entre alergia e intolerância?
Emanuel Sarinho – A intolerância é qualquer reação negativa que o indivíduo apresenta em relação a um determinado alimento. Já na alergia existe uma participação do sistema imunológico. Por exemplo, para a alergia, existe teste alérgico e exame sangüíneo. No caso de intolerância, não existe o teste alérgico porque não existe a participação do sistema imunológico. Na imensa maioria dos casos, a alergia é à proteína que é a substância mais complexa e que, nutricionalmente, faz a criança crescer e se desenvolver. Já a intolerância é ao açúcar. Então, por exemplo, a intolerância à lactose é ao açúcar do leite e não à proteína. Quando a intolerância ocorre, geralmente é localizada no sistema digestivo. A intolerância à lactose só dá diarréia, vômito, cólica. Enquanto a alergia pode se manifestar em qualquer órgão. Então, no caso específico, o nome correto é alergia à proteína do leite de vaca. As pessoas que têm diarréia, cólica ou vômito em contato com o leite sofrem de intolerância à lactose. Não existe alergia à lactose.

Coisa de mãe – Existem alguns trabalhos científicos que afirmam que algumas alergias teriam relação com aspectos emocionais. O senhor concorda com essa teoria? Por exemplo, a asma, além dos aspectos imunológicos que o senhor mencionou, poderia se agravar num determinado doente devido ao componente emocional?
Emanuel Sarinho – A questão psicológica é extremamente importante. Desde o seu diagnóstico ao acompanhamento da criança. O primeiro aspecto, quanto à alergia alimentar, por exemplo, é que 80% das vezes em que se acha que a criança tem uma determinada alergia alimentar pode não ser uma verdadeira alergia. Muitas vezes é uma impressão errônea que faz apenas privar a criança de um alimento importante como o leite ou o ovo. Com relação ao leite de vaca, muitas vezes o diagnóstico é errado por parte do próprio médico. Pela imaturidade do sistema digestivo da criança, principalmente o primeiro filho, devido à ansiedade materna, pode apresentar muitas cólicas. Chega ao médico desavisado, como a criança só toma leite, a mãe diz que o problema é do leite e o médico suspende a proteína do leite. Por isso, é fundamental um diagnóstico com base científica, concreta. Com relação à asma, há trabalhos mostrando que as crianças com dificuldades emocionais apresentam quadro mais grave de asma e, principalmente, se forem adolescentes do sexo feminino. Nessa população, há um maior risco de morte pela asma, se houver problemas emocionais. Nós não podemos separar essas doenças como sendo só alérgicas. Há vários componentes. A alergia é um componente importante, mas o emocional também, assim como o estresse físico. Então, são vários fatores. A questão emocional é muito relevante e pode agravar os quadros de alergia.

Coisa de mãe – Diante dessa questão emocional, o senhor concordaria que, para os alérgicos, principalmente para as crianças na faixa até cinco anos, a socialização fica um pouco mais delicada? Ao mesmo tempo, não é mais difícil para os pais lidarem com os (as) filhos (as) alérgicos?
Emanuel Sarinho – Esse é um aspecto também muito importante porque, às vezes, no caso da asma, por exemplo, os pais proíbem as crianças de certas brincadeiras. Isso é totalmente inadequado. O que faz mal a criança é a vida sedentária. Prejudicial à saúde de uma criança é ela ficar trancada dentro de casa, o tempo todo vidrada no vídeo game, no computador ou na televisão. A vida ao ar livre deve ser estimulada e é boa para combater a asma. Então, brincar no parque, correr, ter amigos… Tudo isso deve ser estimulado para que a criança possa crescer mais saudável. Da mesma forma, ter amiguinhos, para que ela possa se socializar e se desenvolver com mais segurança. É comum que a criança asmática tenha uma privação da liberdade, o que traz prejuízos muito graves para o desenvolvimento psicológico dela.

Coisa de mãe – A natação é boa para criança asmática?
Emanuel Sarinho – O problema é que a Academia Americana de Pediatria recomenda que as crianças aprendam a nadar após os três, quatro anos de idade… Existe hoje um interesse comercial muito grande de que a população de bebês entre precocemente na natação. Até pela pressão da própria vida moderna. Acontece que muitas vezes essas crianças asmáticas também têm sintomas de rinite. Quando ela entra em contato com a água da piscina que nem sempre é adequadamente tratada ou mesmo quando a criança tem uma tendência a responder mais à mudança de temperatura, quando fica mais tempo molhada… Isso pode predispor a algumas infecções, principalmente ao resfriado. A partir do resfriado, a criança pode piorar a asma. Ou ainda o cloro, que irrita a mucosa, pode acentuar a rinite alérgica e desencadear a crise de asma. De forma geral, para as pessoas que têm rinite alérgica, a piscina pode não ser benéfica, principalmente até os cinco anos de idade.

Coisa de mãe – Tem havido um crescimento no número de pessoas alérgicas?
Emanuel Sarinho – A vida ocidental moderna acarretou um aumento das doenças alérgicas em todos os países desenvolvidos do mundo. Hoje, nós temos uma epidemia de alergia alimentar, de asma, rinite alérgica, dermatite atópica e de todas essas doenças em decorrência, provavelmente, das mudanças dos hábitos de vida. Tanto é que existe uma hipótese para explicar isso que é reconhecida como a hipótese da higiene. Antigamente, a criança andava descalça, pegava verme, pegava resfriado, pegava as doenças próprias da sua idade… E acredita-se que esses fatores protegiam o organismo. Ainda antigamente, as crianças comiam frutas frescas, não tinham acesso a tantos produtos industrializados e enlatados. Essa mudança na dieta, no comportamento, essa mudança no padrão de vida ocidental que criou um ambiente esterilizado, em que a criança não pode mais adoecer, não pode mais ter febre, não pode mais ter resfriado que é logo medicada, além do uso excessivo de antibióticos, são fatores que têm sido apontados como causas para o aumento das doenças alérgicas. Existe também o diagnóstico exagerado por parte de alguns médicos, mas, na realidade, mesmo excluindo os diagnósticos equivocados, as doenças alérgicas vêm aumentando em todo o mundo desenvolvido e, nesse ponto, o Brasil tem as coisas ruins dos países pobres, e uma camada da população também sofre com as coisas ruins dos países ricos.

Coisa de mãe – Que papel a amamentação pode desenvolver no combate ao crescimento do número de portadores da doença alérgica?
Emanuel Sarinho – O leite materno é o melhor alimento do mundo para as crianças e pode prevenir doenças alérgicas. Toda mamãe, sempre que possível e sempre que desejar o melhor para o seu bebê, deve amamentar exclusivamente até os seis meses de idade. Nos primeiros meses de amamentação, se ela ou o marido tem uma doença alérgica grave, é bom evitar os alimentos mais alergênicos e que não são tão importantes nutricionalmente, como amendoim, castanha, camarão, peixes. Quando a criança terminar seu sexto mês de vida e for iniciar a introdução a outros alimentos, é bom retardar a ingestão de ovo, fazendo com que ela só coma a gema do ovo após os nove meses e a clara, após um ano de idade. Oferecer sempre frutas e verduras, que são mais ricas nutricionalmente e têm menor grau de alergenicidade, também é fundamental.

Coisa de mãe – O senhor escreveu um artigo sobre a possibilidade de se prevenir em relação à alergia alimentar. Que estratégias podem ser desenvolvidas, por exemplo, por uma gestante, para evitar uma alergia alimentar nos bebês? Há realmente como se prevenir?
Emanuel Sarinho – Infelizmente, a maioria dos estudos dizem que a restrição alimentar não é eficaz para prevenir alergia no bebê. O que pode acontecer, quando se adotam restrições, é a mãe ficar desnutrida, fraca e não trazer nenhum benefício ao bebê.

Coisa de mãe – Para terminar a entrevista, gostaria que o senhor desse uma dica para os pais e mães que têm filhos alérgicos. Como eles podem lidar com a doença Alergia?
Emanuel Sarinho – O conhecimento sempre é algo libertador. Se o (a) seu (sua) filho (a) tem uma doença alérgica, você deve aprender tudo que existe sobre a doença e, a partir disso, assumir uma atitude positiva. Além disso, não se pode considerar a criança incapaz. Na realidade, talvez essas crianças alérgicas funcionem como sentinelas de que a nossa vida moderna está trazendo prejuízos e riscos à saúde humana. Existem trabalhos que sugerem que os doentes alérgicos teriam uma evolução imunológica maior. Por serem mais sensíveis, eles estariam denunciando ao mundo os erros ambientais que as pessoas estão cometendo, fazendo uso de tantos alimentos artificiais, levando uma vida confinada, com pouca exposição ao ar livre… Há outros trabalhos que sugerem ainda que a alergia pode prevenir contra doenças graves como câncer, embora essa hipótese ainda careça de confirmação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

78 Comentários

  1. Li a entrevista de Dr. Emanuel Sarinho, e achei maravilhosa!. Super informativa.

  2. Preciso de um médico como vc , mas não tenho condições de pagar sua consulta no valor integral , o que faço ???

  3. Tenho uma filha de seis anos que tem alergia a leite e ovo. A minha maior preocupacao é a nutricao, ou seja, é a substituicao por outros alimentos de igual valor nutricional. Já procurei uma nutricionista sem o menor sucesso, nao conseguiu alcançar o que eu queria e aqui na região não tem outra na área. Se pudesse me ajudar com essa substituicao ficaria muito grata. Ela já toma leite de soja com 35./. de calcio e uma multivitamina.
    No aguardo da sua atenção , agradeço

    atenciosamente,

    Maione

  4. Gostaria de uma informação: Minha filha tem alergia à proteina do leite. Ela pode tomar leite de soja?

  5. Gostei muito da entrevista. Tenho uma filha de 5 anos com DA. Sofremos muito, pois não podemos ajudá-la mais do que fazemos por ela……

  6. Meu filho tem conjuntivite alergica, tem dias que fica muito irritado e ele coça muito o que fazer, faço compressa de gelo alivia. Quero saber se não existe cura e qual o alimento adequado para a criança ingerir. Uso colirio tbem. Porem e muito dificil, ele tem apenas 7 anos.

  7. Comecei a trabalhar com camarao há 3 dias,
    nunca tive alergia a camarão,apesar de não comê-lo sempre pq tenho nojo, mas sempre comi biscoitos e o caldo dele,
    No quarto dia de trabalho, apareceu umas bolas brancas pelo corpo,tipo picada de mosquitos, mas elas iam aumentando rapidamente e se alastrando pelo corpo, começando pela cabeça, depois orelhas, pescoço, braço etc..
    Fui direto para o hospital, pois se alastrava rapidamente,
    Chegando lá, tomei 2 medicamentos: um no músculo que não lembro o nome e cortizona na veia e em menos de 5 minutos foi voltando tudo ao normal.
    Gostaria de saber se fosse alergia a camarão já era pra ter acontecido isso no primeiro ou segundo dia de trabalho ou não nescessariamente?

  8. Sou “tiu” de umas crianças (3 crianças) emblemátivas no tocante alergia:

    A mais velha (Megume), hoje 15 anos, tem alergia forte na mão, dedos, boca, o interessante que certos alimentos (Camarão, Shoyo, Presunto), basta ela pegar que a alergia ou intolerância começa, no entanto, ao ingerir esses alimentos, nada ocorre. Fora isso, vez ou outra aparece umas manchas brancas que às vezes some e às vezes não. A coceira é uma constante.

    A menina do meio (Yuka), hoje 11 anos, tem muita coceira nas pernas, parece que quando toma-se muito sol e banho quente que ela adora aumenta, formando feridas, já os alimentos que lhe são peculiar não os sei de cor.

    Já o menino (Kaito), hoje 4 anos, tem as mesmas coceiras que a Yuka, costas, dobra da perna principalmente, em ambos. Este tinha também o intestino preguiçoso, e, a mais velha, Megumi, não tem fome, é magrinha de dar dó.

    Favor entrar em contato para que possamos verificar se conseguiremos consulta.

    Grato.

  9. Quero saber seu endereço e a cidade, pois meu filho está com uma tosse, já tomou muito medicamento e não pára. A tosse é mais à noite. Ele tem 4 anos de idade.

  10. Edilene,

    dr. Emanuel tem consultório no Recife-PE. Caso você tenha interesse, volte a se comunicar que passo o endereço do consultório dele por e-mail, ok? Obrigada pela visita e volte sempre!

  11. Boa tarde Dr Emanuel,

    Sou mãe de Cláudio da Rocha Paschoal Neto, seu paciente que já tem 19 anos. Cláudio está estudando em São Paulo há seis meses e muito feliz com o curso. Ele anda sem apetite, o que é bastante incomum pra ele, está um pouco mais magro que de costume.
    Por causa das alergias a analgésico e anti-inflamatório tenho medo de dar até remédio pra verme que já não toma há mais de um ano. Peço sua orientação quanto a algum médico que possa acompanhá-lo lá em São Paulo.
    Agradeço e aguardo retorno.

    Um grande abraço.
    Mônica

  12. Dr. Emanuel….Gostaria de saber o número do seu consultório para marcar consulta para meu filho de 2 anos , que é extremamente alégico!!! Sou de João Pessoa.
    Atenciosamente, Pátricia|

  13. Patrícia, o telefone do consultório de dr. Emanuel é (81) 3231.2122.
    Obrigada pela visita ao blog!

  14. Pessoal, seguem as perguntas e respectivas respostas de dr. Emanuel Sarinho. Resolvi disponibilizá-las no blog porque podem ser dúvidas de outras pessoas, mas também porque alguns e-mails foram devolvidos.
    1. MAIONE
    Tenho uma filha de seis anos que tem alergia a leite e ovo. A minha maior
    > preocupacao é a nutricao, ou seja, é a substituicao por outros alimentos de
    > igual valor nutricional. Já procurei uma nutricionista sem o menor sucesso,
    > nao conseguiu alcançar o que eu queria e aqui na região não tem outra na
    > área. Se pudesse me ajudar com essa substituicao ficaria muito grata. Ela já
    > toma leite de soja com 35./. de calcio e uma multivitamina.
    > No aguardo da sua atenção , agradeço

    REALMENTE A PROTEÍNA DO LEITE E DO OVO SÃO DE ALTO VALOR BIOLÓGICO E
    SUBSTITUIR ESTES ALIMENTOS DE FORMA NUTRICIONALMENTE ADEQUADA NÃO É
    FÁCIL. CONTUDO DEVEMOS LEMBRAR QUE A PROTEÍNA DA CARNE E A PROTEÍNA DO FRANGO
    E DE OUTRAS AVES POSSUEM EXCELENTE VALOR BIOLÓGICO E SÃO POUCO
    ALERGÊNICAS. UMA BOA DICA TAMBÉM É VARIAR A PROTEÍNA VEGETAL E NÃO
    USAR APENAS A SOJA, INCLUIR TAMBÉM A PROTEÍNA DO TRIGO, A AVEIA, O
    FEIJAO, LENTILHAS, GRAO DE BICO , ERVILHA QUE AS VEZES ESQUECEMOS DE
    APROVEITAR.

    >
    > 2. GISELA COSTA
    Gostaria de uma informação: Minha filha tem alergia à proteina do leite. Ela pode tomar leite de soja?

    QUANDO OS SINTOMAS OCORREM ANTES DE SEIS MESES DE IDADE E QUANDO SÃO
    PREDOMINANTES NO TRATO DIGESTIVO A SUBSTITUIÇÃO POR FÓRMULA ESPECIAL
    DE SOJA NÃO É INDICADO. CONTUDO EM ALGUNS CASOS DE ALERGIA
    DERMATOLÓGICA, COMO A DERMATITE ATÓPICA A FÓRMULA DE SOJA PODE SER
    TENTADA. CONTUDO É IMPORTANTE EXPLICAR QUE PARA AS CRIANÇAS MENORES DE
    3 ANOS NÃO SE PODE USAR QUALQUER PRODUTO DE SOJA.
    TEM DE SER USADO UMA FÓRMULA ESPECIAL DE SOJA ( PRODUTOS ESPECIAIS
    PARA LACTENTES A BASE DESTA PROTEÍNA MODIFICADA E COM ACRESCIMO
    DE MINERAIS E VITAMINAS E MODIFICADAS PARA ADEQUADA DIGESTÃO E NUTRIÇÃO)
    >
    >
    > 3. CAROL
    Meu filho tem conjuntivite alergica, tem dias que fica muito irritado e
    > ele coça muito o que fazer, faço compressa de gelo alivia. Quero saber se
    > não existe cura e qual o alimento adequado para a criança ingerir. Uso
    > colirio tbem. Porem e muito dificil, ele tem apenas 7 anos.

    A CONJUNTIVITE ALÉRGICA SE APRESENTA SOB VÁRIAS FORMAS. SE FOR A
    CONJUNTIVITE PRIMAVERIL TEM UM TRATAMENTO MAIS CUIDADOSO E RIGOROSO
    QUE DEVE SER EM CONJUNTO POR ALERGISTA E OFTALMOLOGISTA.
    COMPRESSAS DE GELO, USO DE OCULOS ESCUROS E COLIRIOS ESPECIFICOS SÃO
    BENÉFICOS. NORMALMENTE A CAUSA NÃO É DE ORIGEM ALIMENTAR E A CRIANÇA
    PODE COMER DE TUDO. NÃO FAZ SENTIDO EM COLOCARMOS UM PROBLEMA A MAIS
    QUE É PRIVÁ~LA DE ALIMENTOS ESPECIALMENTE LEITE , OVO E CHOCOLATE QUE
    OS PEQUENOS PACIENTES GOSTAM TANTO.
    >
    > 4. MAYRA
    Comecei a trabalhar com camarão há 3 dias,
    > nunca tive alergia a camarão,apesar de não comê-lo sempre pq tenho nojo, mas
    > sempre comi biscoitos e o caldo dele,
    > No quarto dia de trabalho, apareceu umas bolas brancas pelo corpo,tipo
    > picada de mosquitos, mas elas iam aumentando rapidamente e se alastrando
    > pelo corpo, começando pela cabeça, depois orelhas, pescoço, braço etc..
    > Fui direto para o hospital, pois se alastrava rapidamente,
    > Chegando lá, tomei 2 medicamentos: um no músculo que não lembro o nome e
    > cortizona na veia e em menos de 5 minutos foi voltando tudo ao normal.
    > Gostaria de saber se fosse alergia a camarão já era pra ter acontecido isso
    > no primeiro ou segundo dia de trabalho ou não nescessariamente?
    >
    AS VEZES A PESSOA TEM ALERGIA À PROTEÍNA PURA DO CAMARÃO QUE PODE SER
    DESENCADEADA PELO MANUSEIO. SÃO AS ALERGIAS PROFISSIONAIS. UMA BOA
    ORIENTAÇÃO SERIA UMA MUDANÇA DE EMPREGO, POIS HÁ POSSIBILIDADES DOS
    SINTOMAS SEREM DE ALERGIA. PROCURE UM MÉDICO PARA CONFIRMAR ESSA
    POSSIBILIDADE.
    >
    > 5. JOBEL
    Sou “tiu” de umas crianças (3 crianças) emblemátivas no tocante alergia:
    >
    > A mais velha (Megume), hoje 15 anos, tem alergia forte na mão, dedos, boca,
    > o interessante que certos alimentos (Camarão, Shoyo, Presunto), basta ela
    > pegar que a alergia ou intolerância começa, no entanto, ao ingerir esses
    > alimentos, nada ocorre. Fora isso, vez ou outra aparece umas manchas brancas
    > que às vezes some e às vezes não. A coceira é uma constante.

    O FATO DE UM ALIMENTO FICAR VERMELHO NA PELE É UM TIPO DE REAÇÃO DE
    CONTATO QUE NÃO INDICA NECESSARIAMENTE ALERGIA À INGESTÃO DO ALIMENTO
    SUPOSTAMENTE AGRESSOR. ISSO DEVE SER ESTUDADO PROFUNDAMENTE POR UM
    ALERGISTA.

    > A menina do meio (Yuka), hoje 11 anos, tem muita coceira nas pernas, parece
    > que quando toma-se muito sol e banho quente que ela adora aumenta, formando
    > feridas, já os alimentos que lhe são peculiar não os sei de cor.

    ESSA QUESTÃO APENAS UM EXAME ADEQUADO DA LESÃO É QUE PODE ESTABELECER
    O DIAGNÓSTICO SE HÁ VERDADEIRA ALERGIA OU NÃO. AS VEZES PODE SER UM
    TIPO ESPECIAL DE URTICÁRIA, UM ALERGISTA PODERÁ AVALIAR ESTA QUESTÃO.

    > Já o menino (Kaito), hoje 4 anos, tem as mesmas coceiras que a Yuka, costas,
    > dobra da perna principalmente, em ambos. Este tinha também o intestino
    > preguiçoso, e, a mais velha, Megumi, não tem fome, é magrinha de dar dó.

    PODE SER UM QUADRO DE DERMATITE ATÓPICA LEVE QUE NECESSITA DE SER
    CONFIRMADO. DE QUALQUER FORMA UMA BOA CONDUTA É USAR UM HIDRATANTE
    LOGO APOS O BANHO COM A PELE AINDA MOLHADA NESTAS LESOES.

    OBRIGADA A TODOS PELA CONFIANÇA NO BLOG E, EM ESPECIAL, MEU MUITO OBRIGADO A DR. EMANUEL, PELA ATENÇÃO E PACIÊNCIA EM RESPONDER AS QUESTÕES!

  15. Oi, Meu filho teve uma queda do telhado e bateu a cabeça, não foi grave, ficou internado e tomou uns remédios p/ cabeça, pois tinha vomito e tontura. Depois desses rémedios, já faz anos que ele tem urticária crônica, os medicos daqui de vilhena-Ro dizem que não tem cura. Ele toma rémedio todos os dias histamin senão levanda vermelhão e coceira no corpo será que vai um dia sumir isso? Obrigada.

  16. Minha filha tem dois anos e há meses tento descobrir essa alegia q aparece nos dedos nos joelhos e em algumas partes do corpo. Passei com ela na dermatologista e ela falou que era simples pois era do sol, receitou uma pomada, mas nada delas sumirem. Já não aguento mais essas bolinhas. Espero resposta … Obrigada!

  17. TENHO UMA FILHA DE 2 ANOS VIVE COM A BARRIGA INCHADA E COM MUITA COCEIRA NAS PERNAS DO JOELHO PRA BAIXO E ESTAO FICANDO FIRIDAS E JA DESCOBRI QUE TEM INTOLERANCIA A LACTOSE MAS A COCEIRA E AS FERIDAS SAO DISSO TAMBEM ?JA TROQUEI TODO OS ALIMENTOS DELA ,COMO MANDO O MEDICO ,.MAS CONTINUIA A MESMA COISA AS COCEIRAS E AS FERIDAS NUNCA SECAM ..PODE ME DIZER ALGO PRA ME AJUDAR ?

  18. Olá, meu filho de 3 anos, está com umas coceiras pelo corpo, começa com umas bolinhas vermelhas que quando precionadas somem, parecidas com picadas de pernilongo, coçam bastante, então a medida que ele coça, começa a formar feridinhas e casquinhas, se concentram nas pernas, braços e um pouco no rosto e testa, mas nessa região do rosto e testa não chega a virar feridinhas.
    Levei no alergologista, ela falou em strofulo, já que piora depois de final de semana, receitou desonol, verutex, zetalerg e predsin, mas está demorando muito pra sarar, o exame dele deu alergia a leite de vaca também, a médica mandou retirar e substituir por soja, me dá muita dó ver ele cheio de bolinhas e sze coçando todo, será que é strofulo mesmo ou da alergia ao leite? Me ajude por favor. Michelle

  19. Eu moro na cidade de Londrina, estado do Paraná. Eu tenho um filho de 4 anos de idade, descobrimos que ele tem displasia ectodérmica, mas o caso dele é um dos mais leves, faltam aguns dentes, ausência parcial de sobrancelhas, pele seca, e dificuldade pra dormir. A partir dos 3 anos, surgiram algumas irritações que foram se agravando. Ele já passou por vários especialistas e o diagnóstico é dermatite atópica, o nivel dele é extremamente elevado, praticamente uma ferida só, nós precisamos muito de ajuda e orientações. Obrigado fone: 43 321 31 53

  20. Dr.Emanuel,
    Já notei que meu filho de 2 anos toda vez que come chocolate (comeu ontem ovo de páscoa) começa com uma tosse grossa, com secreção e fica mole, como se estivesse com uma virose. Ontem estava meio febril, teve 37,5. Isso é apenas coincidência, ou a alergia pode provocar isso tudo? Acabei de ligar para seu consultório e marcar uma hora para ele. Em breve vamos nos conhecer. Grata pela atenção, Rejane

  21. Dr. Emanuel,

    Sou mãe do João Victor de 7 anos e até o momento ele já apresentou alergia mdicamentosa às seguintes substâncias: Dipirona, Ibuprofeno e Paracetamol. A reação apresentada foi um grande inchaço dos olhos. Em todas as reações tive que ir a um hospital e ele tomou adrenalina.
    Em momentos de febre, tenho que recorrer apenas à compressas e chás e isso me deixa bastante aflita, pois vejo meu filho sofrer com calafrios, dores de cabeça e dores no corpo e não posso fazer nada para aliviar.
    Gostaria de saber se o senhor tem alguma alternativa para este caso e se tiver, gostaria de marcar uma consulta para conversar a respeito.
    Já fui a alguns especialistas, paguei consultas caras que não duraram nem 10 min, pois o parecer que recebi foi que não existe solução nem alternativas para o caso do meu filho.
    Moro no Recife e, caso o senhor acredite que possa me ajudar, por favor, me mande seu contato para que eu possa marcar uma consulta e me inteirar da real situação do meu filho e das possíveis alternativas.
    Obrigada!
    Karina

  22. TENHO UM FILHO DE 4 ANOS E ELE PASSA O TEMPO TODO TOMANDO REMEDIO PRA TOSSE E FAZ NEBULIZAÇAO DUAS VEZES POR DIA JA LEVEI EM VARIOS MEDICOS E NADA RESOLVEU GOSTARIA MUITO QUE ME AJUDASSE DESDE JÁ, OBRIGADA!

  23. Bom dia.
    Estou tentando marcar uma consulta com o Dr. Emanuel Sarinho, e não tenho o telefone do consultório, vocês poderiam me passar?
    Obrigado, Cassiano.

  24. Meu filho de dois anos está com uma coceira nas pernas,pés e cotovelo.Dei a ele Agasten liquido e passei a pomadinha Nistatina,ajudou bastante.Mas gostaria de saber se fiz errado,pois foi mun final de semana e a Pediatra não atende.Minha pergunta é Nistatina é realmente boa para isso????Por favor me ajude…………

  25. Tenho uma filha de 9 anos com diagnostico de dermatite atopica, ja levei no H C e na Fundação da pele saudavel e nada foi feitro a nao ser prescrever pomadas topicas como dexametasona, hidrococortisona , diporgenta e tropopic, Gostaria de saber se temos um especialista em sao paulo sobre dermatite atopica. Obrigada.

  26. meu neto tem alergia a ovo.estou em paranoia que devemos fazer ele ja vai fazer 5 aninhos e vejo que tem vontade de comer ate mesmo alimentos om traçao o medico proibiu.o que podemos fazer?

  27. tenho uma filha de 3 anos e com 2 ela começou quadro clinico de dermatite atopica, no começo era concentrado somente em um lugar, agora esta se espalhando pelo corpo todo, nao sei mais o que fazer, pois ja procurei 3 medicos e nada resolveu….
    peço sua ajuda

  28. oi Dr Emanuel Sarino lei sua entrevista pode esclarecer algumas duvidas sobre a dermatite,pois tenho um filho com dermatite atopica.onde ja tem 6 anos,quase que sem melhoras,mas tudo passa e creio que um dia ele vai ficar bom………Obrigada pela atenção ate logo

  29. Bom dia,

    Tenho uma filha de 5 anos que sofre de dermatite atopica grave, ainda não ocnseguimos acertar com o tratamento adequado para ela e gostaria de uma indicação de um medico especialista na cidade do Rio de Janeiro para que possamos levá-la. Estamos desesperados, pois todo o corpo dela está ferido incluindo o couro cabeludo e as solas do pés.

  30. A paz do Senhor esteja com vocês! Há 2 anos sofro com meu nenê, hoje com 2 anos e sete meses, que tem uma alergia na pele, como se fosse sarna. Começa com umas bolinhas brancas quase transparentes e dão uma coceira insuportável. Ele coça tanto que acaba transformando em ferida. De início, eram apenas umas bolinhas, que começaram na parte debaixo das costas, tornozelos e pernas, de outubro do ano passado a março deste ano. Usei várias pomadas, cremes diversos, xaropes para alergia, de tanta coisa que usei, escamei a pele a ponto de desidratá-la. Passei por vários dermatologistas, cada um dizia uma coisa, desde escabiose, até ácaros, etc, tudo diagnosticaram, mas nada surtiu efeito. Levei-o então a uma alergologista de Blumenau – SC que realizou alguns exames na pele de alergia e de sangue, disse que ele não tem nada e ao final diagnosticou que deve ser do calor ou de picadas de insetos, já que em nossa região temos o borrachudo e o maruim. Prescreveu uma série de cremes e medicamentos, xarope, que amenizou a situação, ou seja, a coceira passou e as bolinhas se tornaram manchas brancas quase transparentes. Depois tudo ficou quieto, ou talvez incubado até a metade de setembro deste mesmo ano, e agora voltou novamente, porém com força total pelo corpo todo, nas costas, nas pernas e coxas, nas mãos e pés, inclusive nas palmas, na região do pescoço na frente e atrás. Até na cabeça já está tendo e causando feridinhas. Voltei a mesma alergologista que me prescreveu outra série de cremes e xarope, já que ele está maior, porém não tem surtido efeito e ele fala o tempo todo; “mamãe bitcho modeu”. Usa creme de citronela, que as professoras da creche não gostam pelo cheiro forte que tem. Nada tem adiantado, aflita, orei a Deus pedindo ajuda e imediatamente ele me atendeu, foi qdo entrei no site do Einstein e resolví escrever-lhes pedindo ajuda. Por favor, o que posso usar no meu filho? Por favor, me ajude, não sei mais o que fazer, estou cansada de dar medicamentos e passar pomadas e cremes e nada adiantar, ele coça o tempo todo. Mesmo quando dorme, se ele se vira, já está coçando. É um incômodo muito grande, sinto ele nervoso e agitado por isto. Em nome de Jesus, peço ajuda de vocês que são peritos na área. Aguardo aflita uma resposta com urgencia e desejo que o Bondoso Deus lhe abençoe nesta profissão tão linda e de tantas bênçãos que é dar vida! Abraço, Ieda.

  31. Bom dia !
    Doutor, tenho 32 anos , tenho hipertiroidismo, tomo tapazol já há quase dois anos, desde janeiro deste ano 2009 comecei com umas coceiras nas partes das pernas hoje todos os dias o corpo todo fica pelotado e coçando muito, tomo histamix mas é só um paleativo e agora está pior a coceira . Será que é pq estou gravida piorou? Estou com 2 meses de gestação … Qual o melhor exame que deve detectar essa coceira insuportavel? Doutor, por favor, me ajude em nome de Jesus Cristo pois sofro demais. Acordo de madrugada toda me coçando e muito nervosa.
    obrigada..
    um forte abraço..

    • Doutor meu filho Vitor de 6 anos já teve varios quadros alérgicos considerados grave e gostaríamos de saber se há algum tratamento ou acompanhamento, pois, já passamos por vários especialistas e até o presente momento não enontramos nenhum que se interesse pelo caso dele, pois, será necesário um acompanhamento minucioso, pois, ja faz quase 5 anos que ele toma anti-alergico quase mensalmente. Segue abaixo o histórico do Vitor:
      - Em julho de 2007 fez cirurgia de adenóide e amigdala , em 2008 ficou hospitalizado por quadro alérgico Steve Johnson devido a reação de Dipirona, em 2010 ficou hospitalizado por quadro de Herpes Zooster localizado na cabeça e próximo ao olho direito e nariz e em 2011 por uma infecção de faringe necessitou ser medicado com benzetacil e o mesmo teve uma descompensação, no mes de dezembro ainda em 2011 com as férias ainda não sabemos se foi a exposição ao Sol ou ao Cloro de piscina, ele está várias manchas avermelhadas e estamos observando a queda dos pelos do braço e permanece tomando um novoanti-alergico o Hixizime. O Doutor poderia nos orientar ou indicar algum especialista em SP ?

      Desde já agradecemos a atenção.
      Roseli

  32. Olá!

    Tenho 32 anos, há mais ou menos 3 anos sinto coceira nos pés e nas pernas abaixo do joelho. Isso sempre acontece principalmente no verão. A pele fica avermelhada e dá coceira. No local onde coça sempre sangra e fica tipo esfolada e logo seca tipo 1 semana, mas agora nesses primeiros calores saiu como sempre mas com umas bolinhas brancas e duras tipo sapinho de criança. Fiquei bastante preocupado. O que será isso? O que devo fazer para melhorar? Fico no aguardo. Muito obrigado.

  33. que remedio tomar pra alergia de camarao, estou cheio de bolinhas vermelhas nos braços e costas?
    no aguardo

  34. Olá Dr. Emanuel,

    Minha filha tem uma coceira na cabeça que chega a ferir, já procurei pediatra dermatologista, universidades, em torno da questão e sempre vem com os mesmos remédios sabonete, pomada dermatizonaetc.
    Gostaria de saber o que é realmente isto, será alergia?
    Ela tem isso há 4 anos.
    Esqueci de citar que ela tem intolerância à lactose, leite de vaca nem pensar.
    Gostaria de ter uma certa direção.
    Obrigada

  35. DR Tenho um bb que tem DA e alergia a ovo e a leite..apesar do rast de soja não deu positivo ele tbm demonstrou alergia aos leites de soja…hj esta cm 1 ano e 3 meses e esta praticamente sem leite a vários dias ..ja tentei Nan antialérgico…e mto outros.. Tentei até pregomim, mas deu diarréia….não sei oq dar para ele comer , pois sei de suas necessidades nutricional…..mas tenho medo pq td parece dar alergia…. Só estou dando frango, batatas, arroz, cenoura e fruta maçã… Ele esta tdo vermelho… Esta assim a praticamente a 3 meses já dei corticoides…antialérgicos…esta apresentando reações…agora esta cm diarréia com fezes clara e pedaços de alimentos e bastante destendido estou desconfiada de ma absorção. Estou pesesperada…pois não seu oq fazer já levei em vários pediatras…imuno, pneumo, nutricionista mas parece não dar certo…. Pelo menos quero q ele tenho uma nutrição correta e equilibrada…
    Ajudem-me
    Diga oque tenho q fazer com urgencia….
    OBRIGADA

  36. por favor peço ajuda para descobrir se o que eu tenho é alergia …começa bem pequeno como se fosse mordida de pernilongo..e coça muito..confome vou coçando ele vai inchando e se espalha por todo o corpo..fica duro o lugar onde está inchado..se começa no rosto eu chego ficar deformada de tão inchado que fica o rosto.. já procurei um médico e nada resolveu estou desesperada..por favor me ajudem..desde já agradeço

  37. Olá Dr. Emanuel!! Tenho 30 anos, e desde mais nova aparecerem umas manchas brancas em meu braço que no início pensei que eram micoses. Fui a um dermatologista e ele diagnosticou que era alergia e que nunca iriam curar. Não entendi muito bem, mas usei uma pomada chamada Advatan” e outro creme feito em farmácia manipuladora. Bem, elas sumiram por um tempo, mas agora depois de 2 anos voltaram e mais intensas. Voltei a usar as mesmas pomadas só que não estão resolvendo… o que será realmente essas manchas e o que eu faço? Fora as medicações, será que o ambiente não possa influenciar também? Por favor me ajude! Desde já lhe agradeço!

  38. gostaria de saber como descobrir se minha filha tem alergia a ovo,estou preocupada pois ela só tem 7 meses e nunca dei ovo a ela e agora ela vai ter que tomar a vacina da h1n1 e estou com medo. Me responda por favor obrigada

  39. Dr. estou com uma alergia há uma semana. Não é sempre, nem toda hora, mas durante alguns períodos do dia e da noite tenho um coceira intensa em uma determinada regiao do corpo (geralmente braços, mãos, pernas, pescoço e seios) aí coça bastante, como se fosse uma mordida de borrachudo, fica vermelho e inchado, até que para de coçar e fica uma marquinha com sangue, como se fosse mordida mesmo, aí vira casquinha.
    To ficando com essas manchas no corpo todo e às vezes coça no mesmo lugar que já esta machucado.
    O que pode ser isso?
    Por favor me responda o mais breve possivel.
    Obrigada

  40. oi tenho uma filhade 2 anos que tem uma tosse alergica horrivel a vida dela e tomar polaramine ,er nebulizacao ,gostaria que vc me endicasse um remedio,pois nao tenho condicoes financeiras de ir no seu consultorio moro em salvador blus

  41. boa tarde doutor Emanuel, sou tia de maria eduarda ela tem 06 anos vive doente, ela cansa praticamente todo mes. agora ela esta muito gripada a mae dela nao conserguiu dormir esta noite, ela as vezes fica com peneumonia hoje ela foi a emergencia do hsp. santa isabel aqui na bahia, e deu broquiolite o que o senhor pode dizer sobre ela qual sera o diagnostico para o caso dela fico grata um abraço…aguardo resposta.

  42. Bom dia Doutor, tenho o mesmo problema da Carol (pergunta 3), meu filho tem 8 anos e já faz um ano que estamos tratando da conjuntivite alérgica, mas nenhum tratamento está sendo eficaz, no início teve que tomar alta dose de predisin que resultou na sindrome de cushin, com cautela (endocrinologista) conseguimos tirar por completo este medicamento, mas ainda faz o acompanhamento do seu nível de cortisol do organismo, ele tembém tem asma e rinite (alérgico ao ácaro e ao pó doméstico) e toma o singulair 5mg, seretide diskus 50/100 e avamis (todos de uso diário e contínuo) e imunoterapia (vacinas sublingual acompanhada pela alergista), e para a conjuntivite alérgica atualmente usa o colírio cromolerg 4% (3X ao dia) e quando necessário usa o predmild. Já usou o colírio predfort, restasis, alrex, flutinol e outros. Como nenhum tratamento está sendo eficaz o oftalmo pediu para tentar a homeopatia , estou levando e o médico receitou outros remédios (Thuya, sulphur). E como estou meio que desesperada resolvi por indicação leválo ao ortomolecular também, no qual mandou suspender o uso do leite de vaca devido à lactose, fiz isso apesar do meu filho não ter apresentado alergia ao leite de vaca nos exames e também não ter problemas intestinais.
    Não sei mais o que fazer, que orientação o Dr. poderia me dar. Agradeço antecipadamente e peço se possível me responder via e-mail também.

  43. Minha filha tem uma alergia nas maos e nos pes. Toda vez que ela se exercita no sol as maos e os pes incham e queiman como se tivesse com uma brotoeja brava(queiman como se estivessem no fogo), alguém tem ideia do que pode ser ou qual o remedio ela pode tomar.

  44. Boa Noite DR tenho um bebe de 10 meses a 3 meses foi diagnosticado com dermatite atopica levei em alguns medicos q me passaram desonol mais sempre volta essas bolinhas horriveis sofro com meu filho não sei mais o q fazer me ajude tem algum remedio q seja bom para acabar com isso tenho muito medo de ficar dando cortisona por causa de outras doenças e qtas vezes eu posso usar o desonol por mes ou tem q ser restrito me ajude por favor moro em Santos Sp obrigada desde ja.

  45. Por favor aguardo resposta ansiosa sei q a doença não tem cura mais espero q tenha controle obrigada

  46. DR. EMANUEL SARINHO, TENHO UM FILHO DE 2 ANOS E 9 MESES, E DESCOBRI QUE ELE TEM ASMA E ALERGIA A ALGUNS ALIMENTOS…………. PRECISO FAZER UM TRATAMENTO NELE,MORO NO PARÁ E AQUI NAO ENCONTREI ESPECIALISTAS QUE CUIDASSEM DA DOENÇA DELE. ENTÃO LIGUEI PARA UMA MEDICA PEDIATRA EM CAMPINA GRANDE-PB, QUE O ACOMPANHA DESDE BEBÊ,ELA ME INDICOU O SENHOR, MAIS,NAO CONSEGUIU ME PASSAR O SEU CONTATO. NO SEU SITE ENCONTREI VARIOS NUMEROS,MAIS AINDA NAO CONSEGUI FALAR…….. COMO POSSO FALAR COM O SENHOR? QUAL O NUMERO? DESDE JA OBRIGADA.

  47. Dr.meu filho tem 9 meses e ele é alérgico a amoxilina e recentemente eu estou desconfiada que ele também é alérgico a dipirona pois ele está todo cheio de manchas vermelhas pelo corpo e eu sempre dou paracetamol para ceder a febre dele mas no último domingo ele queimou de febre a noite toda e na manhã de segunda eu levei ele ao pediatra e ele me receitou dipirona pois ele chorava muito e o paracetamol parecia não fazer mais efeito será que ele também é alérgico a dipirona ou é só coisa da minha cabeça pois ele não comeu nada de diferente essa semana desde já agradeço pela atenção

  48. Oi, tenho 17 anos e alergia a amendoim e tomo uma injeção todo dia.
    Gostaria de saber se isso é mesmo necessário?
    E se eu entrar em contato com amendoim sem ingerir isso pode me prejudicar?

  49. eu gostaria de saber se o banho de picina e o sol deixa umas manchinhas brancas na pele a minha filha de 8 anos esta com estas manchinhas o que eu faço

  50. Dr.Meu filho está com umas bolinhas brancas tipo picadas de mosquitos nas dobras dos braços e pernas. Ele reclama que coça muito. As bolinhas estão se espalhando.
    Dr. O que será? E o que devo fazer?

    Obrigada pela sua atenção

    Viviane Cristino

  51. DOTOR.. TEM. ALGUMA CURA PARA ALERGIA NAS MAO . MEU .PAI É CABELEIRO.E HÁ LERGIA NÃO DA TREGUA .QUAL É .OREMEDIO INDICADO…. SEJÁ UM REMEDIO DE FARMASIA OU NATURAL

  52. Preciso muito de ajuda! Meu Deus !!!!

    Minha irmã de 11 anos , (Viviane ) comeu camarão e hoje acordou com o rosto todo mais muito inchado pelo poder de Deus alguem pode me ajudar? quem poder me adc no email BeatrizSimone@oi.com Mt obg , Beatriz

  53. Boa tarde,
    Dr Emanuel
    Meu filho tem uma conjutivite ajergica, já passei por varios oculistas e não resolveram, so agora fui para uma oftamologista que pediu para ter acompanhamento tb com um alergolugista, gostaria de marcar uma consulta com o sr, mas não tenho seu numero.
    atenciosamente
    michelle

  54. Gostaria de saber o endereço e número de telefone do consultorio de Dr. Emanuel Sarinho.

    Grata Juliana Diniz

  55. Dr. Emanuel,
    Meu filho possui 2 anos e alguns quadros que acredito ser alérgico mas não consegui detectar exatamente o ou os agentes causadores. Inicia como uma coriza, aumenta e no 2º dia já não dorme bem, apresenta tosse rouca, seca. Sempre a pediatra prescreve hixizine e se durar o quadro, associar o predsin. Tem tido com certa frequência estes episódios (1 a 2 meses). Sinceramente, gostaria de poder evitar o uso dos medicamentos já que é tão pequenino. Algumas vezes ele possui uma reação no rosto em que fica semelhante a umas manchas vermelhas (quando como algum alimento ou tem contato com algum objeto, mas não é sempre. As vezes o mesmo contato não apresenta nenhuma reação). E a novidade mais recente é que ele apresentou o olho remelando e um pouco irritado. Levamos ao oftalmo e recebi o diagnóstico de conjuntivite e prescrição do tobrex 7 dias. No dia seguinte o olho amanheceu bem edemaciado (coisa que ainda não estava). Continuei o tratamento. O edema regrediu, mas atualmente encontra-se o processo de secreção e tosse rouca (usando o hixizine e predsin), as bochechas ásperas irritadas e ao redor do olho, bem vermelho. Estou tão preocupada. Caso possa nos orientar, fico grata. Eu e meu esposo somos propagandistas.
    At.
    Alexandra.

  56. Doutor o leite de saquinho causa manchas brancas na pele da criança eu levei ela no dermatologista e ele falou que é vitili alba existe alguma doença chamada assim.

  57. DR.TENHO 37 ANOS E TOMO TAPAZOL,GOSTARIA DE SABER ONDE ENCONTRAR ELE MAS BARATO,POIS E MUITO CARO E EU TENHO QUE GASTAR NO MINIMO 70,00 TODO MES E GANHO 500,00 DESCONTADO TENHO 2 FILHOS E ESTUDA EM COLEGIO PARTICULAR TENHO QUE AJUDAR EM CASA , O QUE FAÇO?

  58. Tive muita sorte de conhecer Doutor Emanuel Sarinho. Vivia uma interminavel ansiedade pelo problema que meu filho tinha e os médicos não conseguiam resolver. Até que Deus colocou no meu caminho esse maravilhoso médico. Fiquei muito feliz porque ele conseguiu diagnosticar o problema e confirmar que ele não tinha alergia a leite de vaca. Profissionais capacitados como Doutor Emanuel Sarinho é o que a saúde brasileira precisa.

  59. Sou um dos seguidores do seu blog já há algum tempo e sucessivamente achei seus posts muito bons. Matei-me de procurar mais informações sobre esse assunto e você tirou tudo de letra. Continue com o grande trabalho na redação desse blog!

  60. Dr. Emanuel, aos meus 16 anos Tive choque anafilático,hojê tenho 18 anos.O choque anafilático foi causado aparentemente por camarão,só que eu comia camarão des dos 7 anos indo a praias ,restaurantes e nunca tive a manifestação de qualquer tipo de alergia relacionada a camarão!
    Queria saber se eu posso comer novamente camarão mesmo sendo em pouca quantidade!!
    Espero a sua resposta!!
    Obrigado.

  61. Dr. Me responda por favor até com urgência por favor estou muito angustiada. Tenho uma filha com 3 anos de idade o alergologista passou pra ela:
    1- tracolimus um repelente usar 3x ao dia por 4 meses.
    cetotifeno xpe 1MG/5ML 300ml, dar 5ml de 12/12hs 10 meses
    2-gotas l´possomadascom vit d.d3 1200 ui/ dose fazer 230ml dar 10 gotas 3x ao dia por 6meses.
    3-cromoglicato de sódio 2% 20ml, spray nasal em cada narina de 3/3hs por 3 meses
    4- deflazacort xpe 10MG/5ML 50ML, dar 5ml 1 vez ao dia por 30 dias.
    5- combivent ou seretide spray 25/25 com espaçador inalar 2x ao dia se cançar
    6- timodulina 40mg/+vit c 50mg/5ml 300ml dar 2x ao dia para aumentar as defesas orgânicas por 9 meses + vacina sublingual 3 gotas de 12/12 hs. Esse tempo acho muito, para uma crinça de 3 anos. Tire minhas dúvidas. POR FAVOR ESTOU APAVORADA.

    • Como assim? Veja se esse “alergologista” é mesmo Alergologista, pois existem muitos médicos que não tem competência para exercer a especialidade e prescreve de tudo um pouco! Olha no site da ASBAI.

  62. Oi me chamo Talita tenho 25 anos, trabalho numa padaria a 1 ano e meio, e a 2 meses atraz, na minha mão direita comecou a descamar, e começa aos poucos corta e ficar vermelho, quando passa uma pomada clotrimazol + acetato de dexametasona, ela alivia bastante, mais logo apos eu paro e volta pior ! ja não sei mais oque fazer, a noite não consigo nem abrir a MÃO!
    não sei se isso e pq eu abria os frios sem luva, tipo presunto queijo etc…
    se puder me ajudar! obrigada

  63. Dr; Emanuel boa tarde,

    Tenho um filho de 13 anos que há uns dois meses atrás quando levei-o ao um pronto socorro por causa de uma dor na barriga, o médico do pronto atendimento receitou que ele tomasse Buscopan composto na veia – ainda no hospital- após coloca-lo na maca para tomar o medicamento, uns cinco minutos depois ele teve reações alérgicas inacreditáveis -ficou um monstro rapidamente- e praticamente um choque anafilático, removeram-no para uma espécie de UTI a fim de reanima-lo, pois a pressão dele caiu muito e ela estava todo empipocado e vermelho, então deram cortisona e aplicaram no braço dozes de adrenalina. Graças a Deus foi só um grande susto, e saímos de lá umas duas horas depois com receita de antialérgico mas ele já estava praticamente bom. Fiquei muito surpreso com tudo isso pois ele nunca havia tomado buscopam composto, mas já tomou várias vezes dipirona em minha casa e nunca teve nada.

    Depois tudo de disso marquei consulto com um colega seu Alergologista e ele pediu vários exames onde apontou que ele tem um pouco de alergia a pó, e talvez a Glúten -isso ainda a investigar com o Gastro- mas então perguntei se os exames haviam acusado alergia a Dipirona e ele me respondeu que não há como diagnosticar isso, ou seja não tem teste que mostre isso e categoricamente ele afirmou que o menino é alérgico a Dipirona e nunca mais ia poder tomar esse grupo de remédios -dipirona- aas – Anti-inflamatórios do grupo I- Falou que vou ter que fazer uma carteirinha para ele carregar junto da identidade e uma pulseira descartável para quando ele for sair sozinho ou viajar colocar para não correr o risco de em um acidente quando do pronto atendimento alguém aplicar alguns desses medicamentos nele a ele poder vir a ter outro choque até pior.
    Tudo isso eu aceitaria, se não fosse pelo fato de primeiramente o menino já ter tomado dipirona várias vezes e não ter dado nenhuma reação alérgica anteriormente, ou seja será que ele á alérgico mesmo a essa substância ou somente à alguma substancia que contem o buscopan composto ???
    Outra dúvida minha é com tanta tecnologia que existe hoje com a medicina avançada, não existe mesmo um teste eficaz para detectar efetivamente se ele é alérgico especificamente a Dipirona e ou ao AAS – etc.

    Isso mudaria totalmente o quadro e não colocaria ele a exposição -com pulseiras etc- ou que é pior se isso não for uma verdade, ele estaria limitado a tomar somente alguns medicamentos quando da real necessidade.

    Peço por favor, sua orientação para o caso.

    Fico no aguardo de seu mais breve retorno, e desde já agradeço muito,

    Marcelo Bertasi

  64. ola boa noite,,,,,,,,me chamo tatiana …o motivo de estar escrevendo è minha filha de 5 anos,a 3 dias atraz começaram aparecer manchas vermelhadas que coça nas pernas,bumbum,,costas.e rosto,,,,porfavor me ajude a saber o motivos.obrigada

  65. oi doutor,estou muito apavorada minha filha de tres anos esta com uma alergia na cabeça q mina puus,e onde aquuele puus cai torna outra ferida ,tem um mal cheiro ja passei em alguns medicos e os tratamento não rezolvem agora ja esta nas costa e na orelha,mas q eu tente fazer ela parar de cosçar ela não consegue,doutor eu não sei o q fazer e nem o q ela tem vc pode me ajudar

  66. Minha sobrinha de 2 anos, está com uma manchinha mais clara do que a pele dela no braço, e está aparecendo no outro braço no mesmo lugar do outro, e estão crescendo. Gostaria que o senhor me desse uma idéia do que pode ser isso.

    Zenaide

  67. Amamentei meu filho ate 1 ano e 4 meses,depois disso comecei a dar leite barra mansa com mucilon,desde já ele começou a apresentar manchas vermelha somente nas pernas,isso indica uma infecção a lactose ou pode ser outro tipo de infecção?

  68. dr. meu filho estar com alergia amuruim fica cheiu de bolinhas depoi ele cossa tanto que vira feridas na cabeça, nos braços e nas pernas o que faço? ele tem 11 meses

  69. OLÁ!!!!MEU filho tem 6 anos,de vez enquando dá uma alergia no corpo dele,mais dessa ultima vez foi pior,começa com coceira em algumas partes do corpo,de repente vai aumentando a coceira e o corpo inteiro dele ficou cheio de calombos grandes e vermelho ,ate no rosto e o couro da cabeça,durou uns 15 a 20minutos mais ou menos,aí depois desse tempo parece que a coceira vai diminuindo e vai sumindo aos poucos,peço para me mandar alguma resposta no meu email por favor,aguardo,e muito obrigada!!!!ELAINE.

  70. Ola,

    Dr., minha mae, há uns 15 dias encontra-se com algumas bolhas no corpo. Bolhas q parecem com akeles de queimaduras ( tipo bolhas de agua). Essas bolhas começam com tamanhos pequenos, no entanto crescem e coçam.. depois disso tornam-se feridas.
    Muita coisas ja foi passada para tentar solucionar os sintomas, mas ate agora de nada adiantou. O curioso q so aparece de um lado do braço, e agora mais recente uma proxima ao nariz ( q ja sumiu).
    Vcs poderiam me apontar o q poderia ser?
    Minha mae por sua condiçao ( é uma mulher acamada por conta de um avc) tem uma alimentaçao super saudavel, ou seja, nao faz nada de extravagante em sua vida.

    Ainda assim poderia ser alguma alergia?

    grato

  71. Dr. Emanuel Sarinho,
    Porfavor me ajude não sei mas o que fazer, pois estou com problema de alergia muito sério. Fui á vários médicos de várias especialidedes fui diagnosticada com urticária crônica, já tomei vários medicamentos e remédios naturais sem muito sucesso. Atuamente estou conseguindo controlar com xizem, porém tenho que tomar todos os dias, pois se não tomar não consigo trabalhar e fazer minhas atividades necessárias do dia a dia. Me diga se tem cura pela graça de DEUS nosso SENHOR e o que devo fazer para ficar boa de uma vez por todas. Quero uma resposta, me ajude, pois já estou com auto estima muito baixa. Desde já agradeço esse espaço para falar de nossos problemas eaflições.

  72. Dr. há alguns anos que fui a um oftalmologista e ele me passou que eu deveria usar cromolerg 4% três vezes ao dia, mais eu só uso quando estou com alergia, porém não voltei mais no oftalmologista mais continuo a usar o colírio sempre, posso desenvolver algum problema ou posso continiuar a usar quando tiver com alergia? Obrigada!

  73. Entrevista nota dez.
    Muito útil .

    Grato Guy

  74. A minha filha apresentou alergia a camarões e logo em seguida a todos os crustácios quando ela se aproximou da fase da adolescencia , entretanto ela como bobó de camarão de um determinado restaurante e não sente nada sempre , isso já faz em torno de 3 anos , hoje ela com está com15 anos . Como é possível? Lembrei que quando ela apresentou essa intolerância pela primeira vez, foi na fase de mudança de cidade, escolas , amigos e etc. pode ter haver?

  75. meu filho tem 1 ano e 7 meses e alergico a lactose e o ovo ,ele toma leite de soja liquido e correto? e ao ovo ate agora ñ deu reaçaõ as vacinas por que? ja tomou todas ate as particulares.

  76. Meu filho está com 6 anos e, aos cinco, teve uma descamação da pele das mãos e dos pés. Sua pediatra disse que era escarlatina, pois tinha dado febre e infecção de garganta. Acontece que está descamando de novo (os pés e as mãos), porém não apresenta febre nem infecção. A pele só descama, sem apresentar machas avermelhadas nem secreção. o que pode ser isso?

Leave a Reply

Campos obrigatórios assinalados *.

*


© Copyright COISA DE MÃE - Criado pela Tante utilizando Wordpress.