É cultural. A gente tinha mania de colocar os bebês de lado na hora do sono. Tem quem diga até que os bebês dormem melhor de bruços (olha o perigo!). Recentemente, uma pesquisa aponta que o simples fato de colocar o bebê para dormir de barriga para cima (ou de “papo pro ar”) pode reduzir em até 70% os casos de morte súbita. A Síndrome da Morte Súbita do Lactente ocorre durante o sono e não se sabe explicar a causa. A campanha que defende que dormir de barriga para cima é mais seguro foi promovida pela Pastoral da Criança e teve o apoio do Ministério da Saúde. A posição, considerada ideal pela pesquisa, não é uma unanimidade entre os pediatras. Principalmente nos casos de crianças com refluxo. Os médicos afirmam que, para os lactentes com refluxo, a inclinação do berço e a posição lateral são fundamentais. Polêmicas à parte, ficam algumas dicas:
1.O bebê deve dormir de barriga para cima;
2. Até o 6º mês, só leite materno;
3. Deixe fora do berço, travesseiros, brinquedos, almofadas e objetos fofos em geral.

1 de junho de 2010 às 19:24
Polemicas à parte, a Pastoral não conseguiu me convercer com essa unica pesquisa não. O que me assusta é o seguinte: a gente só descobre que o bebê tem refluxo após várias golfadas. E se na primeira o neném estiver de barriga para cima?
Na dúvida, eu continuaria de ladinho mesmo. Rs
Bjs
10 de junho de 2010 às 17:18
Como tive meu primeiro bebe há pouco tempo, estou confusa sobre essa história de deixar meu pequeno de barriga para cima ou de lado.
Sigo a orientação de mamãe, deixando ele com barriga para cima….. a propósito, quando estava fora do BR – faz tempo – vi um produto que indica a posição do bebe, bem como se está se movimentando. Moro no Sul e, como faz frio, tenho de colocar muitas cobertas no bebe e tenho medo de sufocá-lo…. fico preocupada, pra ver se está na posição certa e está se mexendo… Por surpresa, achei algo assim aqui no BR : http://www.caretech.com.br/
Alguem ja usou isso? Acho que funciona como uma baba eletrônica que indica posição e movimento do bebe.
Bjs
PS: adorei o blog!
10 de junho de 2010 às 21:41
Nunca usei esse equipamento. Mas que a gente fica meio confusa com tanta informação, isso fica! Obrigada pela visita!
1 de julho de 2010 às 13:48
O Eduardo é meu primeiro filho. Ele sempre dormiu de barriga pra cima, é a posição que mais gosta e teve refluxo. Está tratando até hoje, mas nunca tive problemas de ele engasgar, pois deixo o berço enclinado e após dar o peito a noite eu espero um tempo com ele mais em pézinho no colo.
Também moro em lugar frio e uso uma coberta bem grossa, só que apenas dos bracinhos pra baixo. Ele dorme com uma roupinha com capuz e tenho um aquecedor a óleo no quarto. Roberta, talvez é uma dica pra você!
29 de agosto de 2011 às 0:49
Meu filho Jr já está com quase 3 aninhos, ele teve refluxo e eu sempre mantive ele de lado com a cabeceira do berço elevado, mas se fosse hoje colocaria ele de barriguinha pra cima com certeza…Eu moro no sul tbm e fica a dica por experiencia prórpia: Quando o Juninho tinha 5 meses foi internado com bronquiolite, eu cobria ele de mais ele suava e eu não via, o suorzinho secava e ele acabou doente, quando segui as orientações médicas de deixar ele mais a vontade apesar do frio começou a dar certo. Por isso achei interessante a dica de cobrir só até embaixo dos bracinhos!!! AMei o blog!!!