Coisa de Mãe

“Dormindo de papo pro ar”

5 Comentários

É cultural. A gente tinha mania de colocar os bebês de lado na hora do sono. Tem quem diga até que os bebês dormem melhor de bruços (olha o perigo!). Recentemente, uma pesquisa aponta que o simples fato de colocar o bebê para dormir de barriga para cima (ou de “papo pro ar”) pode reduzir em até 70% os casos de morte súbita. A Síndrome da Morte Súbita do Lactente ocorre durante o sono e não se sabe explicar a causa. A campanha que defende que dormir de barriga para cima é mais seguro foi promovida pela Pastoral da Criança e teve o apoio do Ministério da Saúde. A posição, considerada ideal pela pesquisa, não é uma unanimidade entre os pediatras. Principalmente nos casos de crianças com refluxo. Os médicos afirmam que, para os lactentes com refluxo, a inclinação do berço e a posição lateral são fundamentais. Polêmicas à parte, ficam algumas dicas: 

1.O bebê deve dormir de barriga para cima;

2. Até o 6º mês, só leite materno;

3. Deixe fora do berço, travesseiros, brinquedos, almofadas e objetos fofos em geral.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

5 Comentários

  1. Polemicas à parte, a Pastoral não conseguiu me convercer com essa unica pesquisa não. O que me assusta é o seguinte: a gente só descobre que o bebê tem refluxo após várias golfadas. E se na primeira o neném estiver de barriga para cima?
    Na dúvida, eu continuaria de ladinho mesmo. Rs
    Bjs

  2. Como tive meu primeiro bebe há pouco tempo, estou confusa sobre essa história de deixar meu pequeno de barriga para cima ou de lado.
    Sigo a orientação de mamãe, deixando ele com barriga para cima….. a propósito, quando estava fora do BR – faz tempo – vi um produto que indica a posição do bebe, bem como se está se movimentando. Moro no Sul e, como faz frio, tenho de colocar muitas cobertas no bebe e tenho medo de sufocá-lo…. fico preocupada, pra ver se está na posição certa e está se mexendo… Por surpresa, achei algo assim aqui no BR : http://www.caretech.com.br/

    Alguem ja usou isso? Acho que funciona como uma baba eletrônica que indica posição e movimento do bebe.
    Bjs

    PS: adorei o blog!

  3. Nunca usei esse equipamento. Mas que a gente fica meio confusa com tanta informação, isso fica! Obrigada pela visita!

  4. O Eduardo é meu primeiro filho. Ele sempre dormiu de barriga pra cima, é a posição que mais gosta e teve refluxo. Está tratando até hoje, mas nunca tive problemas de ele engasgar, pois deixo o berço enclinado e após dar o peito a noite eu espero um tempo com ele mais em pézinho no colo.
    Também moro em lugar frio e uso uma coberta bem grossa, só que apenas dos bracinhos pra baixo. Ele dorme com uma roupinha com capuz e tenho um aquecedor a óleo no quarto. Roberta, talvez é uma dica pra você!

  5. Meu filho Jr já está com quase 3 aninhos, ele teve refluxo e eu sempre mantive ele de lado com a cabeceira do berço elevado, mas se fosse hoje colocaria ele de barriguinha pra cima com certeza…Eu moro no sul tbm e fica a dica por experiencia prórpia: Quando o Juninho tinha 5 meses foi internado com bronquiolite, eu cobria ele de mais ele suava e eu não via, o suorzinho secava e ele acabou doente, quando segui as orientações médicas de deixar ele mais a vontade apesar do frio começou a dar certo. Por isso achei interessante a dica de cobrir só até embaixo dos bracinhos!!! AMei o blog!!!

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios assinalados *.


© Copyright COISA DE MÃE - Criado pela Tante utilizando Wordpress.