Coisa de Mãe

A aventura de viajar com crianças – Parte I

15 Comentários

Já se disse tudo sobre viajar com crianças. Ou quase tudo. Li relatos maravilhosos a respeito. Emocionantes mesmo. Eles são todos verdadeiros. Viajar com crianças é muito lúdico, uma aventura a cada instante. E, sim, em viagens com crianças, a gente volta a ser criança. Vai a lugares que não iríamos caso estivéssemos cercados de adultos. Sorrimos muito mais. E nos impressionamos muito mais também. Com as nossas crianças e com a nossa capacidade de amá-los tanto. De sexta-feira (9) até ontem, eu e Marcelo embarcamos em uma grande aventura. Levamos João Marcelo e Valentina para um passeio em Buenos Aires. Nós já conhecíamos a cidade. Por um outro ângulo, é bem verdade. O planejamento foi bem diferente, para começo de conversa. Li o livro Buenos Aires com crianças e o blog http://buenosairesparaninos.blogspot.com. Queria as dicas. Museu das crianças, Museu das Ciências Naturais, Parque Temaiken, Jardim Japonês e por aí vai. Devo dizer que adorei a programação. Em alguns momentos, devo dizer que gostei mais dos programas do que as próprias crianças. Foi maravilhoso. Principalmente, fiquei com a sensação de ter oportunizado a Valentina e, principalmente, a João Marcelo, devido à idade – já está com quase seis anos -, uma viagem para conhecer uma cidade, suas atrações e um pouco de sua cultura. Mas, com certeza, você já leu relatos semelhantes em outros blogs. O que você talvez não tenha lido (embora saiba) é que viajar com crianças, além de ser uma chance de nos aproximarmos um pouco mais dos nossos filhos, é trabalhoso. E aqui me deparo novamente com a minha insistência em não romantizar a maternidade ou paternidade. Quero também compartilhar as dificuldades de ser mãe. E isso não quer dizer que viajar com eles não seja maravilhoso. Até porque é. Esta é apenas a primeira viagem internacional de inúmeras que pretendemos fazer com eles. É verdade que viajamos muito com as crianças, mas pelos arredores de Pernambuco. Praia, serra. Ou estados próximos, como Paraíba, Alagoas, Rio Grande do Norte. Para tão longe, é a primeira vez. E a primeira vez, a gente nunca esquece. Viajar com eles é muito bom, mas exige ainda mais dedicação e maiores cuidados. Estamos em um lugar diferente, com hábitos diferentes. Hoje, vou parar por aqui. Mas escreverei novos posts sobre as dificuldades dessa viagem. Só para ajudar os pais que pretendem embarcar em uma aventura semelhante…

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

15 Comentários

  1. Que delícia! Adoro viajar com a família toda, ainda não criei coragem para viajar apenas a dois, hehe.
    Concordo com você, as viagens são maravilhosas, mas bem cansativas e exigem muito da nossa programação. Crianças não costumam amar a viagem apenas por se saberem em outro local, como nós adultos. E a mudança na rotina deles, aiai, pode trazer uma dor de cabeça.

    O bom é que no final das contas tudo fica bem e sempre trazemos muito mais lembranças boas, vivências, palavras novas…os perrengues a gente deixa prá lá!

    Beijos,
    Nine

  2. Nine, foi bom demais, mas nos próximos posts vou registrar algumas dificuldades também… Kkkk… Não é para desistimular. São só algumas sugestões…

  3. Sensacional… Realmente viajar com os pequenos, no meu caso, O pequeno, da um trabalho danado, mas vale a pena por cada momento de alegria naqueles olhinhos inocentes que muitas vezes nem tem idéia de por onde andam seus pequenos pezinhos!

  4. É mesmo, Camille. Tinha a mesma sensação com Valentina, mas sempre achava que ela estava feliz de estar incluída nessa grande farra!

  5. Chris, isso mesmo…excelente texto!!!!

  6. Obrigada, Connão! Bjs.

  7. Estou doida para saber as “histórias” dessa viagem!!!!
    Imagino dos trabalhos tb. Lembro da semana gostosa, porém trabalhosa q passei em SP, com Sofia (2 anos) e Gabí(5anos).
    Bjs

  8. Adorei vcs por aqui. Saudades! Ah, e fui no blog do http://www.buenosairesparaninos.blogspot.com e adorei.

  9. Olá, Chris.
    Cheguei ao seu blog procurando no Google informações sobreo livro “Vá já para o seu quarto”.
    Gostei muito do seu cantinho e vou te linkar para ler com calma seus posts.

    Se quiser conhecer meu blog, eu e Laura adoraríamos sua visita.

    Bjos.

  10. Com certeza viajar com criança é totalmente diferente!
    Tem mais limitações mas aproveitamos muito mais do que ficar sentados em bares não é?
    Obrigada pela força!
    Beijão!

  11. Aproveitamos mesmo!
    Bjs.

  12. Christianne, leio sempre seu blog que foi indicado por Cris, sua irmã. Acabei de chegar de uma viagem de 1 mês com minha filha que vai fazer 3 anos. Também não sou do tipo de mãe que romantiza a maternidade. Ser mãe é maravilhoso, mas como tudo que é bom, dá trabalho. Apesar disso, minha viagem com minha Clara foi maravilhosa. Fomos para Orlando e visitei 6 parques com ela. Muita gente me dizia que ela era pequena e não iria aproveitar. Mas a verdade é que ela aproveitou muito mais do que eu quando fui a primeira vez com 8 anos.
    Sei que ela não vai lembrar, mas acredito que essas experiências marcam e fazem parte de uma série de outras experiências que vão construindo o que minha filha será no futuro, ou pelo menos o que eu desejo que ela seja: livre, sonhadora, segura, etc.
    Foram 30 dias de contato direto com ela. Todos os banhos fui eu que dei, todas as roupas eu troquei, todas as noites conversamos e dormíamos juntas. Isso para mim já valeu!

  13. Gabriela, esse contato é mesmo maravilhoso. Estar junto o tempo todo é um diferencial nas viagens… Vale mesmo a pena! Obrigada pela visita e pelo comentário. Volte sempre!
    Bjs.

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios assinalados *.


© Copyright COISA DE MÃE - Criado pela Tante utilizando Wordpress.