Coisa de Mãe

Em cada casa, um amor diferente

13 Comentários

Outro dia, minha mãe estava lá em casa. Como a maioria das avós, tentava burlar algumas regras para agradar o neto. Dessa vez, queria dar comida na boca do meu filho de cinco anos enquanto ele assistia televisão. João Marcelo explicou:
“Vovó, não posso comer no sofá, nem assistindo televisão. Mamãe não deixa.”
Aproveitei a explicação dele e confirmei:
“É a regra da casa, mãe”.
Nem disse que João Marcelo já comia sozinho e que não precisava colocar a comida na boca dele. Ela respondeu, em tom de crítica:
“Tu também, Christianne… Esses meninos não podem fazer nada… Eu deixava vocês comerem assistindo televisão…”
Calei, dessa vez. Lembrei-me de imediato do quanto me empanturrava na frente da TV… Uma vez, comi uma bacia inteira de pitanga. Fiquei tão enjoada que até hoje não consigo sequer olhar para a fruta… Mas pensei também, sem externar, que em toda casa se ama diferente. Cada casa tem suas regras e essas regras não existem apenas para reprimir ou para punir. As regras são ingredientes do amor. Elas são construídas também para alimentar, nutrir com esse imenso amor que nós, pais, sentimos pelos nossos filhos. João Marcelo e Valentina não podem comer enquanto assistem televisão. Eu acredito que comer, assim como dormir ou tomar banho ou brincar, é um momento especial em que é preciso um ritual, dedicação. Para comer bem, é preciso saborear, sentir a textura do alimento, ter prazer… E como a gente neglicencia esse momento com fast food e corre corre… Eu acredito que comer automaticamente é prejudicial a esse momento de prazer. Acho mesmo que deveríamos comer como se faz uma oração… Na sua casa, pode ser diferente. Você vê as coisas de maneira diferente… Não ama mais ou menos seus filhos. Ama diferente e os nutre de um amor diferente. Nem maior, nem menor, nem melhor, nem pior. Em cada casa, um amor diferente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios assinalados *.


© Copyright COISA DE MÃE - Criado pela Tante utilizando Wordpress.